No último mês de outubro, o Zoológico de Brasília celebrou o nascimento de duas jacutingas, aves da Mata Atlântica que estão ameaçadas de extinção.
Os filhotes Romeu e Violeta nasceram em 7 de outubro, mas a notícia só foi divulgada agora, para maior segurança de que os animais estejam bem, fortes e evoluindo, segundo o Zoo.
O nascimento dos filhotes representa um significativo avanço para a conservação, pelo histórico de extinção da espécie: a ave Aburria jacutinga é vítima da caça predatória e destruição do habitat natural, e hoje está na lista de espécias em perigo.
Leia também
-
Morcegos e abóboras: animais do Zoo de Brasília “celebram” o Halloween
-
Queijinho e Farofa: Zoo salva 217 bichos vítimas de acidente e tráfico
-
Conheça Fúria, jaguatirica cega acolhida pelo Zoológico de Brasília
O Zoológico de Brasília registrou bons índices na reprodução desses animaizinhos. O diretor-presidente do Zoológico de Brasília, Wallison Couto, destaca que esse nascimento é resultado de uma junção entre cuidados veterinários especializados e ambientes que estimulam o bem-estar das aves.
O Zoo de Brasília comunicou que a publicação ocorreu após um mês a fim de maior segurança na evolução do animaç
Mardônio Vieira/Zoo de Brasília
O Zoo de Brasília já obteve sucesso em outras reproduções de jacutinga
Mardônio Vieira/Zoo de Brasília
A espécie está ameaçada de extinção
Mardônio Vieira/Zoo de Brasília
No dia 7 de outubro, o casal Romeu e Violeta nasceu
Mardônio Vieira/Zoo de Brasília
Sobre os animais
As jacutingas alimentam-se de frutos de palmeiras, flores e insetos, podem alcançar 74 centímetros de altura e até 1,4 kg.
As aves possuem grandes olhos pretos, cercados por manchas brancas e, na fase adulta, apresentam face negra, penugem branca na cabeça e bico azul-esbranquiçado.
