O democrata Joe Biden, ex-presidente dos Estados Unidos, telefonou nesta quarta-feira (5/11) para o recém-eleito prefeito de Nova York, Zohran Mamdani, para parabenizá-lo pela vitória histórica. A informação foi confirmada por uma fonte próxima à conversa, segundo a CNN Internacional. Durante a ligação, Biden desejou sucesso ao novo prefeito e destacou a importância do resultado para o Partido Democrata, que tenta se reposicionar após um ciclo eleitoral marcado por divisões internas e pela vitória de Donald Trump em 2024.
Biden já havia publicado sua primeira declaração pública sobre as eleições fora de ano, em uma mensagem nas redes sociais:
“Na Virgínia, em Nova Jersey, na cidade de Nova York, na Califórnia e em comunidades por todo o país, os eleitores escolheram a esperança, a justiça e um futuro onde todos tenham uma chance justa”, escreveu. “Nossa democracia funciona quando fazemos com que ela funcione, e ontem à noite o povo americano provou mais uma vez que está à altura da tarefa.”
Leia também
-
Trump aponta fraude eleitoral após socialista vencer em Nova York
-
Trump faz discurso em tom de alerta contra prefeito eleito de NY
-
Odiado por Trump, socialista é favorito em eleição para prefeito de NY
-
Trump usa site da Casa Branca para atacar Biden, Obama e Clinton
Discrição e apoio seletivo
Biden manteve-se em grande parte em silêncio durante as campanhas eleitorais deste ano, optando por não aparecer publicamente ao lado da maioria dos candidatos democratas — uma decisão vista como tentativa de evitar desgaste político dentro do partido.
O ex-presidente já havia apoiado ambas em 2018, inclusive participando de eventos de campanha com Sherrill em Nova Jersey. No entanto, a relação entre os dois esfriou após a deputada ter sido uma das sete democratas a pedir que Biden desistisse de disputar a reeleição em 2024, após o debate contra Trump.
Grant Baldwin/Getty Images
Presidente dos Estados Unidos, Joe Biden
Andrew Harnik/Getty Images
O democrata Zohran Mamdani
Selcuk Acar/Anadolu via Getty Images
Zohran Mamdani
Stephanie Keith/Getty Images
Zohran Mamdani
Stephani Spindel/VIEWpress
Sinais de unidade no Partido Democrata
A vitória de Mamdani, de 34 anos — o primeiro prefeito muçulmano da história de Nova York —, vem sendo interpretada como um sinal de renovação e diversidade no partido. Declaradamente socialista e defensor de pautas progressistas, ele representa uma nova geração de democratas com forte apelo entre jovens e eleitores da classe trabalhadora.
Outras lideranças democratas também celebraram o resultado. O ex-presidente Barack Obama, que fez campanha ativa em vários estados, publicou mensagem otimista em suas redes sociais.
“Parabéns a todos os candidatos democratas que venceram esta noite. É um lembrete de que, quando nos unimos em torno de líderes fortes e com visão de futuro, podemos vencer. Ainda temos muito trabalho a fazer, mas o futuro parece um pouco mais promissor.”
