MAIS

    Bolsonarista grita com Soraya Thronicke em CPMI: “Defendendo vagabundo”

    Por

    O deputado federal Marcel van Hattem (Novo-RS) gritou com a senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS) durante a sessão da CPMI do INSS desta quinta-feira (13/11), depois da parlamentar exceder o tempo de fala ao falar de polêmica recente na qual se viu envolvida sobre advogados de presos nos ataques do 8 de Janeiro.

    A discussão entre o deputado bolsonarista e a senadora governista se deu durante a oitiva de Eric Fidelis, advogado e filho do ex-diretor de benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), André Fidelis, preso mais cedo pela Polícia Federal.

    Leia também

    Durante a sua indagação, Soraya Thronicke falou das críticas que recebeu por uma fala pedindo que advogados dos envolvidos nos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro de 2023 sejam investigados. A sua fala se estendeu para além do tempo de 10 minutos destinados a cada parlamentar, irritando integrantes da oposição.

    Farra do INSS

    • O escândalo do INSS foi revelado pelo Metrópoles em uma série de reportagens publicadas a partir de dezembro de 2023.
    • Três meses depois, o portal mostrou que a arrecadação das entidades com descontos de mensalidade de aposentados havia disparado, chegando a R$ 2 bilhões em um ano, enquanto as associações respondiam a milhares de processos por fraude nas filiações de segurados.
    • As reportagens do Metrópoles levaram à abertura de inquérito pela Polícia Federal (PF) e abasteceram as apurações da Controladoria-Geral da União (CGU).
    • Ao todo, 38 matérias do portal foram listadas pela PF na representação que deu origem à Operação Sem Desconto, deflagrada no dia 23 de abril deste ano e que culminou nas demissões do presidente do INSS e do então ministro da Previdência, Carlos Lupi.

    O presidente da CPMI, Carlos Viana (Podemos-MG), pediu em mais de uma ocasião para que a senadora concluísse a sua fala. Ao que Thronicke respondeu “poxa, já vi tanta gente ter tanto tempo”. A fala foi seguida por reclamações de van Hattem. “calma, fica calmo”, respondeu Soraya.

    “Ela vai ficar aqui para defender vagabundo ou investigar? Tá defendendo vagabundo e a gente está querendo investigar”, disse van Hattem aos gritos. Ao que Thronicke respondeu “estou defendendo patriota”. Viana tentou interromper a altercação, dizendo que o assunto não era o tema do debate e pediu para dar sequência à sessão.