Portal Estado do Acre Notícias

Bortoleto fora: Interlagos não é gentil com estreia de brasileiros

bortoleto-fora:-interlagos-nao-e-gentil-com-estreia-de-brasileiros

Bortoleto fora: Interlagos não é gentil com estreia de brasileiros

O piloto Gabriel Bortoleto, da Sauber, abandonou a prova principal do GP São Paulo, no autódromo José Carlos Pace, em Interlagos, na zona sul da capital paulista, após sofrer um toque na primeira volta, neste domingo (9/11). O retrospecto do circuito mostra, no entanto, que a prova não é gentil com brasileiros que estão estreando em casa.

Bortoleto abandonou a prova após ser atingido pelo canadense Lance Stroll, da Aston Martin. Mas esta não é a primeira vez que um piloto brasileiro deixou de pontuar na estreia em casa. O mesmo aconteceu com Nelson Piquet, Ayrton Senna, Rubens Barrichello e Felipe Massa (veja mais abaixo).

O único a ter um grande triunfo em sua estreia no GP São Paulo, na época chamado GP Brasil, foi Emerson Fittipaldi, em 1973, quando corria pela John Player Team Lotus. Na ocasião, o piloto venceu a prova – resultado que ele repetiu no ano seguinte, em 1974. A partir de então, mais nenhum brasileiro pontuou na estreia em Interlagos.

7 imagensFechar modal.1 de 7

Bortoleto abandonou a prova do GP São Paulo, em Interlagos, após sofrer toque de Lance Stroll na primeira volta

Rudy Carezzevoli/Getty Images2 de 7

Profissionais trabalham para deixar carro de Bortoleto pronto para o GP deste domingo (9/11)

Sam Pancher/ Metrópoles3 de 7

Gabriel Bortoleto, piloto da Fórmula 1 pela Sauber, no media day do GP São Paulo 2025

Sam Pancher/Metrópoles4 de 7

Bortoleto quebrará jejum de oito anos sem brasileiros em Interlagos na Fórmula 1

Peter Fox/Getty Images5 de 7

Bortoleto foi o 5º colocado.

6 de 7

Bortoleto, Alonso e Verstappen

Mark Sutton – Formula 1/Formula 1 via Getty Images7 de 7

Binotto seré chefe da Audi em 2026, equipe de Bortoleto

Rudy Carezzevoli/Getty Images

Retrospecto de pilotos brasileiros na estreia em Interlagos

Brasileiros lideram número de poles em Interlagos

Apesar das estreias desastrosas, os pilotos brasileiros ainda lideram o número de pole positions conquistadas no circuito paulista. Uma estatística divulgada pela Fórmula 1 mostra que o Brasil largou da primeira posição do grid 14 vezes ao longo da história. Foram seis poles de Senna, três de Massa, três de Barrichelo, uma de Fittipaldi e uma de Piquet.

Pilotos da Grã-Bretanha largaram da frente em Interlagos 12 vezes. A última pole por um piloto inglês foi conquistada nesse sábado (8/11), por Lando Norris, que lidera o campeonato pela McLaren. Em seguida, a Finlândia e a Alemanha aparecem com seis pole positions cada.

Leia também

“Mais uma corrida da temporada”

Nas vésperas do GP São Paulo, Bortoleto disse à imprensa que a 21ª etapa da temporada, realizada em Interlagos, é como qualquer outra do ano. “Já fizemos tantas, mas definitivamente estou mais ansioso. Quero pilotar. Quero sentir como é Interlagos e tudo mais, mas não vejo isso como pressão”, disse o piloto da Sauber.

O jovem de 21 anos, que foi campeão das Fórmulas 2 e 3 em seus anos de estreia, afirmou “não precisar ter um desempenho melhor ou pior por estar no Brasil”.

Nesse sábado (8/11), Gabriel sofreu uma forte batida no treino classificatório, o que o impediu de dar uma volta no circuito para tentar ir ao Q2 e o fez largar do 19º lugar, por conta de uma penalização sofrida por Max Verstappen, que teve o motor do carro nº 1 trocado em parque fechado. Apesar disso, ele afirmou que esperava se divertir na corrida deste domingo.

Estreia brilhante

O brasileiro se destacou ao longo da temporada, que é a sua de estreia na Fórmula 1, por ter pontuado em diversas ocasiões, mesmo em um carro que não é competitivo. Além disso, ele é o piloto mais novo a pontuar na principal categoria do automobilismo mundial.

Neste ano, Bortoleto pontou na Áustria, Bélgica, Hungria, Itália e nos Estados Unidos, alcançando a marca de 19 pontos – o que o coloca em 19º no campeonato.

Ano que vem, o piloto continuará na mesma equipe ao lado do companheiro Nico Hulkenberg. A Sauber, no entanto, será transformada em Audi, equipe promissora que comprou os direitos para ingressar na Fórmula 1.

Sair da versão mobile