O ministro da Secretaria-Geral da Presidência, Guilherme Boulos (PSol), bateu o martelo e definiu quem comandará a Secretaria Nacional de Juventude, pasta mais importante de seu ministério.
Segundo apurou a coluna, Boulos escolheu a pernambucana Vitória Genuíno, integrante da direção nacional do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), para chefiar a secretaria.





Guilherme Boulos
KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo
Deputado Federal Guilherme Boulos (PSol)
Reprodução/Esfera Brasil
De acordo com fontes do Planalto, o presidente Lula acompanhou as discussões sobre a secretaria. O petista, inclusive, chegou cogitar um perfil um “influencer” para ficar à frente da pasta.
Mirando as eleições de 2026, quando deve tentar reeleição, Lula tem interesse direto na secretaria por causa da relação da pasta com as políticas públicas voltadas à juventude.
Leia também
-
O nome favorito de Janja para a secretaria mais importante de Boulos
-
Boulos começa a fazer limpa em ministério
-
Boulos já sonda nomes para ministério antes mesmo de ser nomeado
-
Boulos monta equipe de ministério e já planeja 1ª missão
Até mesmo a primeira-dama Janja tinha um nome favorito para o cargo no começo do governo. Ela tentou emplacar na secretaria o influenciador René Silva, fundador do jornal comunitário Voz das Comunidades.
Boulos demitiu o então secretário nacional da Juventude, Ronald Sorriso, logo que assumiu o ministério, no final de outubro. Sorriso havia sido indicado por Márcio Macêdo, antecessor de Boulos.
Procurada, a assessoria de imprensa de Boulos confirmou a escolha do ministro. De acordo com assessores, a nomeação será publicada no Diário Oficial da União nos próximos dias.



