MAIS

    Brasil receberá navio da Marinha da China em meio à tratativa com EUA

    Por

    O Brasil autorizou que a Marinha da China atraque uma embarcação, no Rio de Janeiro, entre os dias 8 de janeiro e 15 de janeiro do ano que vem. Embora o documento do Ministério da Defesa descreva “autorização para atracação de Navios de Guerra a Portos e Águas Jurisdicionais Brasileiras”, o navio chinês, batizado Ark Silk Road, é um navio-hospital de grande porte, que conta com um helicóptero.

    O Ministério da Defesa deu aval para receber a embarcação da Marinha da China em um momento no qual os Estados Unidos atuam para conter a influência do país asiático no Brasil e em toda a América Latina.

    A coluna procurou um integrante da cúpula do Itamaraty, que avaliou que o episódio não atrapalha as tratativas entre os governos Lula e Donald Trump para a redução das tarifaço. “Temos relações com parceiros de todo o mundo. Essa é uma das forças da política externa brasileira”, afirmou o embaixador.

    O Ark Silk Road tem 178 metros, 300 leitos de enfermaria, 20 leitos de UTI e costuma ser usado em missões humanitárias internacionais. Nele, procedimentos cirúrgicos complexos podem ser realizados.

    A embarcação é pintada de branco e possui cruzes vermelhas para a caracterização de um navio-hospital. Recentemente, a China lançou a “Operação Harmony”, na qual envia dois navios-hospitais a outros países, de modo a fortalecer cooperações diplomáticas.

    A coluna perguntou ao Ministério da Defesa, na manhã desta terça-feira (18/11), quais atividades e procedimentos médicos serão realizados pelo Ark Silk Road em águas brasileiras. A posição será incluída assim que houver resposta.