A paraibana Alice dos Santos Araújo Lourenço foi aprovada em sete universidades norte-americanas depois de aprender inglês por conta própria. Nascida em Nova Olinda, município com pouco mais de 6 mil habitantes, no sertão da Paraíba, a brasileira de 20 anos usou apenas materiais gratuitos disponíveis na internet.
Leia também
-
Superdotada: garota de 13 anos tem QI equivalente a de Albert Einstein
-
Conheça o brasileiro que entrou para a sociedade de alto QI com 2 anos
-
Projeto leva estudantes do Entorno do DF à Universidade de Oxford
Alice estudou em escolas públicas e concluiu o ensino médio técnico em informática no Instituto Federal da Paraíba (IFPB). Lá, teve contato com tecnologia, pesquisa e projetos de extensão, o que aumentou seu interesse pela carreira acadêmica e pela possibilidade de estudar no exterior.
A paraibana começou a pesquisar os processos seletivos dos EUA e montou a própria rotina de estudos para aprender inglês. Isso incluiu assistir a vídeos no YouTube, usar aplicativos gratuitos e escutar podcasts, além de horas de leitura, escuta e exercícios de gramática e produção de textos.
Em 2023, Alice foi aceita em três universidades norte-americanas. Entre elas, University of Colorado at Boulder, Stockton University, University of British Columbia (no Canadá) e University of Wisconsin–Madison. Em 2024, mais aprovações na University of Connecticut e a University of North Carolina at Chapel Hill.
Atualmente, Alice dos Santos se prepara para estudar Ciência da Computação e Educação na University of North Carolina at Chapel Hill (UNC-Chapel Hill), nos Estados Unidos, com bolsa integral.
