MAIS

    Brasileiros lançarão satélites educacionais em missão da SpaceX

    Por

    Uma constelação de satélites educacionais fabricados por estudantes brasileiros será enviada ao espaço nesta terça-feira (11/11). O voo será operado pela empresa SpaceX, do bilionário Elon Musk, através do foguete Falcon 9. O lançamento será feito na Base de Vandenberg, na Califórnia (EUA).

    Os satélites ajudarão a obter mais informações sobre características espaciais e da Terra. O diferencial do projeto da empresa brasileira Ideia Space — voltada para tecnologia educacional e espacial — é a metodologia, que envolveu estudantes diretamente na montagem e integração dos equipamentos.

    Os três satélites que formarão a constelação foram construídos por alunos no Brasil, Arábia Saudita e Azerbaijão. As missões internacionais foram realizadas por meio de parcerias com a Agência Espacial do Azerbaijão (Azercosmos) e a Agência Espacial Saudita (SSA, na sigla em inglês).

    “Este lançamento prova que o talento brasileiro pode ir da sala de aula direto para a órbita”, destaca o Co-CEO da Ideia Space, Leonardo Souza.

    2 imagensAlém de brasileiros, estudantes sauditas e azerbaijanos também participaram da montagem Fechar modal.1 de 2

    O equipamento será lançamento nesta terça-feira (11/11)

    Divulgação/Ideia Space 2 de 2

    Além de brasileiros, estudantes sauditas e azerbaijanos também participaram da montagem

    Divulgação/Ideia Space

    Pesquisa espacial

    Dentro dos equipamentos há sensores para monitorar a umidade do ar, coletar dados do solo para o agronegócio e medir dados de clima espacial.

    A empresa pretende lançar mais cinco satélites educacionais  ao espaço até o final de 2025. “Mais do que ensinar sobre o espaço, estamos permitindo que os alunos o vivenciem. Eles projetam, constroem e operam seus próprios satélites”, afirma Souza.

    Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!