Uma série de postagens nas redes sociais sobre a fuga do deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) para os EUA foi a “gota d’água” da crise entre o presidente da Câmara, Hugo Motta (Republicanos-PB), e o líder do governo na Casa, Lindbergh Farias (PT-RJ).
No começo da tarde desta segunda-feira, Motta disse ao jornal Folha de S.Paulo que não tem “mais interesse em ter nenhum tipo de relação com o deputado Lindbergh”. A informação foi confirmada ao Metrópoles. Lindbergh respondeu no X (antigo Twitter), dizendo que considera “imatura” a posição de Motta.
“Sempre atuei de forma clara e com posições coerentes, nunca na surdina e erraticamente, como agiu o presidente da Câmara”, escreveu.
Nos últimos dias, influenciadores ligados ao petismo passaram a divulgar a tese de que a Câmara dos Deputados, com a anuência de Motta, teria ajudado Ramagem em sua fuga para os Estados Unidos.
Mesmo nos EUA, Ramagem está “em exercício”, segundo o site da Câmara. Em setembro, foi condenado a 16 anos e um mês de prisão por tentativa de golpe de Estado pelo Supremo Tribunal Federal (STF).
Na sexta-feira (21/11), o ministro Alexandre de Moraes (STF) decretou a prisão de Ramagem, quando já estava público que ele se encontrava nos Estados Unidos.
Segundo interlocutores de Motta, ele acredita que Lindbergh e o deputado Rogério Corrêa (PT-MG) teriam sido os responsáveis por orientar a campanha nas redes ligando Motta à fuga de Ramagem.
Corrêa chegou a postar sobre o assunto na rede X, mas depois retificou a publicação após uma ligação de Motta.
Já Lindbergh nega envolvimento com essas postagens e diz não ter relação com o caso. Segundo interlocutores dele, o rompimento com Hugo Motta tem outras razões.
Entre esses motivos estariam a articulação de Lindbergh contra a chamada “PEC da Blindagem”, derrotada na Câmara no fim de setembro, e a escolha de Guilherme Derrite (PP-SP) para relatar o Projeto de Lei Antifacção, enviado pelo governo. Na postagem no X, Lindbergh menciona ainda a derrubada do aumento do IOF (Imposto sobre Operações Financeiras), em junho.
Eis abaixo algumas das postagens feitas por influenciadores ligados ao PT:
HUGO MOTTA AJUDOU RAMAGEM, e o resultado está aí: blindagem, manobras e mais uma página lamentável da política brasileira.
CONGRESSO BLINDA CRIMINOSOS pic.twitter.com/7jkCTffKPJ— Rogéria Franca (@RogriaFranca1) November 20, 2025
O documento da Câmara mostra que, mesmo durante sua viagem aos EUA, Alexandre Ramagem ativou quatro pacotes de roaming internacional pagos pelo dinheiro público, todos no mesmo dia, todos assinados por ele.
Isso mostra a ajuda direta de Hugo Motta, e escancara algo maior, que a… pic.twitter.com/yERL9Q5c3l
— Beta Bastos (@roberta_bastoss) November 20, 2025
