Quando um indivíduo decide adotar hábitos saudáveis, logo vem à mente alguns tópicos, como processo de emagrecimento, controle da diabetes, melhoria da saúde mental. Vale destacar ainda a redução de fatores de risco associados a infarto e acidente vascular cerebral (AVC), conforme frisa o cardiologista Roberto Yano. O médico ressalta que dispor de um estilo de vida “desregrado” não só favorece o surgimento de doenças relacionadas ao coração, como também impacta “significativamente” no entupimento das artérias.
Leia também
-
Como a gordura no fígado afeta a saúde em geral? Hepatologista explica
-
Cardiologista cita fruta barata que fortalece a saúde do coração
-
Médico cita 4 vitaminas que melhoram a circulação e previnem trombose
-
Médica aponta medicamentos populares que podem prejudicar o fígado
De acordo com o especialista em Estimulação Cardíaca Artificial pela Sociedade Brasileira de Cirurgia Cardiovascular (SBCCV), as artérias são responsáveis por levar o sangue rico em oxigênio e nutrientes do coração para todo o corpo. Outra função desses tubos envolve garantir que órgãos e tecidos funcionem bem. “É importante mantê-las trabalhando corretamente porque qualquer alteração na parede arterial prejudica a circulação e aumenta o risco de doenças cardiovasculares”, sustenta.
O cardiologista indica cuidar da saúde das artérias
Rost-9D/Getty Images
Artéria com placa de gordura
SCIEPRO/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
A placa de gordura dificulta a passagem do sangue pelas artérias
CHRISTOPH BURGSTEDT/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
Hábitos saudáveis ajudam a “limpar” as artérias
KATERYNA KON/SCIENCE PHOTO LIBRARY/Getty Images
À coluna Claudia Meireles, Yano salienta que cuidar das artérias “não significa limpá-las de modo literal”. Ele endossa que a cautela requer impedir o acúmulo de placas de gordura nas paredes desses tubos. Se esse excesso vier a ocorrer, o sangue não flui normalmente e desencadeia uma série de condições de saúde.
“Artérias ‘sujas’, com placas de gordura e inflamação, dificultam a passagem do sangue e podem causar danos sérios. Esse processo — chamado aterosclerose — aumenta o risco de pressão alta, infarto, derrame, angina e problemas circulatórios nas pernas”, detalha o cardiologista. Ele acrescenta que, além da obstrução, as placas podem se romper, formando coágulos que bloqueiam o fluxo sanguíneo. “O grande problema é que isso costuma evoluir de maneira silenciosa por anos, até gerar sintomas graves”, explica.
Hábitos “limpar” as artérias
A seguir, o médico lista cinco hábitos “simples” com potencial de ajudar a limpar as artérias:
- Manter uma alimentação rica em vegetais, fibras e gorduras boas ajudam a reduzir o colesterol e a inflamação.
- O “clássico” praticar atividade física regularmente melhora a circulação e fortalece as paredes das paredes arteriais.
- Dormir bem contribui para o equilíbrio hormonal e reduz o estresse oxidativo.
- Evitar o cigarro protege diariamente as artérias: “O tabaco danifica o revestimento interno.”
- Controlar o estresse por meio de pausas e exercícios respiratórios diminui a liberação de substâncias que favorecem o endurecimento arterial.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.
