Relator do processo contra Carla Zambelli (PL-SP) na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara, o deputado Diego Garcia (Republicanos-PR) encerrou a fase de diligências e começou a preparar seu parecer final.
O encerramento das diligências foi comunicado pelo relator ao presidente da CCJ, deputado Paulo Azi (União-BA), nesta quinta-feira (13/11). Com isso, abriu-se prazo de cinco sessões para Garcia apresentar seu relatório.



Deputada federal Carla Zambelli
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Carla Zambelli, presa na Itália, deletou sua conta no X após desbloqueio determinado por Moraes
Fábio Vieira/Metrópoles
Carla Zambelli
Igo Estrela/Metrópoles @igoestrela
O prazo, de acordo com a assessoria do deputado paranaense, só acaba no dia 26 de novembro, em razão do feriado do Dia da Consciência Negra, comemorado na quinta-feira (20/11).
No parecer, o relator terá de se debruçar sobre a decisão do STF que decretou a perda do mandato de Zambelli, após a deputada ser condenada por invasão ao sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ).
A deputada bolsonarista está atualmente presa na Itália e aguarda a conclusão de seu processo de extradição para o Brasil. Por estar fora do Brasil, ela também poderá perder o mandato por excesso de faltas.
As condenações de Zambelli no STF
Zambelli foi condenada pelo STF a 10 anos de prisão por envolvimento na invasão ao sistema do CNJ com o auxílio do hacker Walter Delgatti Neto. Ela também foi condenada por porte ilegal de arma de fogo e constrangimento ilegal.


