MAIS

    Celina Leão lidera disputa pelo GDF em três cenários de pesquisa

    Por

    Celina Leão (PP) lidera as intenções de voto para o Governo do Distrito Federal (GDF) nos três cenários analisados pela pesquisa Real Time Big Data, divulgada nesta terça-feira (4/11).

    Na primeira situação testada, Celina Leão é indicada como a candidata de 40%. O ex-governador José Roberto Arruda, que foi condenado à inelegibilidade em processos da Operação Caixa de Pandora, tem 20%. Atrás, está o presidente do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Naciona (Iphan), Leandro Grass (PT), com 13%.

    A deputada distrital Paula Belmonte (Cidadania) tem 5%, mesmo percentual do presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), Ricardo Cappelli (PSB). Outros 9% afirmaram que votarão nulo ou branco e 8% não responderam.

    No segundo cenário, sem Arruda, Celina Leão lidera com 50%. Bem atrás, está Leandro Grass, com 15%. Paula Belmonte e Ricardo Cappelli seguem empatados com 7%. E 11% disseram que optarão por votar nulo ou branco, se os candidatos forem esses. Outros 10% não responderam.

    O último cenário testou os nomes de Celina Leão e Ricardo Cappelli. Nesse caso, a atual vice-governadora tem 54% das intenções de voto, enquanto o presidente da ABDI soma 14%. No total, 19% estão indecisos e 13% declararam que votariam nulo ou branco.

    A pesquisa Real Time Big Data ouviu 1.200 pessoas, entre os dias 2 e 3 de novembro. O levantamento tem margem de erro de 3 pontos percentuais e nível de confiança de 95%.

    Avaliação de imagem

    A pesquisa também avaliou a percepção da população sobre a imagem dos possíveis candidatos. No caso de Celina Leão, 42% disseram que a veem positivamente, enquanto 24% se declararam neutros, 20% têm imagem negativa sobre ela e 14% não a conhecem.

    No caso de Arruda, 61% afirmaram que veem o ex-governador negativamente, enquanto 19% o avaliam de forma positiva. Outros 14% se declararam neutros e 6% não conhecem.

    O levantamento testou a imagem de Leandro Grass: 39% não conhecem, 32% disseram avaliá-lo de forma neutra; 15% de forma positiva e 14% de maneira negativa.

    Outro perfil avaliado foi o de Paula Belmonte. Em relação à imagem da deputada distrital, 33% afirmaram não conhecê-la, 26% se disseram neutros, 21% avaliam de forma positiva e 20% negativa.

    Ricardo Cappelli foi testado pela pesquisa, segundo a qual 64% afirmaram desconhecê-lo. Outros 17% se declararam neutros sobre ele, enquanto 12% o avaliaram de forma negativa e 7% de maneira positiva.