Portal Estado do Acre Notícias

Cerca de 80 mil seguem sem energia no PR. Ministério mobiliza esforços

cerca-de-80-mil-seguem-sem-energia-no-pr.-ministerio-mobiliza-esforcos

Cerca de 80 mil seguem sem energia no PR. Ministério mobiliza esforços

O Ministério de Minas e Energia informou neste sábado (8/11) que cerca de 80 mil moradores do Centro-Sul do Paraná seguem sem energia elétrica devido a falta de acesso à região após a passagem de um tornado na tarde de sexta-feira (7/11).

Segundo a pasta, o temporal, com ventos que superaram 250 km/h, deixou, ao todo, 290 mil pessoas sem energia.

A cidade mais atingida foi Rio Bonito do Iguaçu. De acordo com a Defesa Civil, ao menos seis pessoas morreram e mais de 750 ficaram feridas. Entre as vítimas fatais, cinco são de Rio Bonito do Iguaçu e uma de Guarapuava, na área rural.

Leia também

Ventos fortes também foram registrados nas cidades de Dois Vizinhos, Candói e Londrina.

O ministro Alexandre Silveira determinou a mobilização total do ministério para recuperação do serviço de distribuição de energia elétrica.

“Estamos coordenando todos os esforços para restabelecer, o mais breve possível, os serviços de distribuição, visando restabelecer a iluminação do povo do Paraná. Também estamos em permanente contato com o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR) , acompanhando de perto as ações de proteção e assistência às vidas”, afirmou Silveira, durante evento em Fernando de Noronha (PE).

O chefe da pasta também informou que o ministério está atento ao alerta vermelho para ventos costeiros nos estados de São Paulo, Santa Catarina, Rio Grande do Sul e Paraná. De acordo com Silveira, equipes do setor elétrico já estão mobilizadas preventivamente.

“O MME segue monitorando a situação, firme no compromisso com a segurança e o bem-estar da população, trabalhando para minimizar os impactos do evento climático”, diz nota da pasta.

Estrago

Segundo levantamento das autoridades, o tornado deixou 1 mil pessoas desalojadas e cerca de 28 desabrigadas.

A destruição causada pelo tornado é ampla. Segundo levantamento, mais de 80% da zona urbana de Rio Bonito do Iguaçu sofreu algum tipo de dano severo. Com aproximadamente 14 mil habitantes e localizada a 400 km de Curitiba, a cidade vive um cenário de devastação.

Neste sábado, o governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) reconheceu estado de calamidade pública para o município. O decreto foi publicado em edição extra do Diário Oficial da União e está assinado pelo secretário nacional de Proteção e Defesa Civil, Wolnei Wolff Barreiros.

As operações de busca e resgate seguem intensas, com equipes da Defesa Civil, do Corpo de Bombeiros, cães farejadores e voluntários atuando nas áreas mais afetadas. Hospitais da região, como os de Laranjeiras do Sul, Guarapuava e Cascavel, foram acionados para receber feridos e prestar atendimento emergencial.

Sair da versão mobile