Contratada pelo governo Lula para organizar a COP30, a Organização de Estados Ibero-americanos (OEI) definiu os restaurantes que irão oferecer comida aos participantes durante a conferência em Belém (PA).
As empresas foram escolhidas por licitação para servir comida nas “Zona Azul” — área restrita, onde estarão autoridades e ocorrerão as negociações — e “Zona Verde” — aberta ao público em geral.



Navios transatlânticos que servirão de hospedagem para a COP30 chegaram ao Porto de Outeiro, em Belém, nesta terça-feira (4/11).
Secom/COP30
Obras para a COP30
Igor Gadelha/Metropoles
Segurança no aeroporto de Belém para a COP30
Igor Gadelha/Metropoles
Segurança militar em Belém para a COP30
Igor Gadelha/Metropoles
Ao todo, foram licitados 13 espaços na Zona Azul e 10 na Zona Verde. Entre os selecionados, há restaurantes vegetarianos, cervejarias, confeitarias quilombolas, sorveterias, entre outros.
O edital aberto pela organização da conferência exigiu que as refeições fossem oferecidas “a preços acessíveis”, em razão da “diversidade dos participantes” do evento.
Leia também
-
COP30: Fachin, Alcolumbre e Motta acompanham Lula em cúpula de líderes
-
Chef que negou cozinhar para príncipe assina almoço de Lula em Belém
-
Vídeo: chef explica por que se negou a cozinhar para príncipe William
-
Lula decide ir à Colômbia para discutir Venezuela antes da COP30
“Os serviços deverão ser disponibilizados a todos os participantes em caráter comercial e a preços acessíveis, considerando a diversidade dos participantes da COP. Opções de alimentos de baixo custo devem ser disponibilizadas nas instalações da Conferência, dando preferência pelo pagamento dos serviços de alimentação sem uso de dinheiro em espécie”, afirma o documento.
Os restaurantes, contudo, não aceitarão dinheiro em espécie nem cartões de crédito. Para comprar nos restautantes, será preciso usar um sistema de pagamento eletrônico cashless, que usa cartões ou pulseiras recarregáveis.
O sistema será operado pela empresa brasileira Cielo, empresa que tem o Banco do Brasil e o Bradesco como seus controladores, por meio da holding Elopar.
Confira os restaurantes escolhidos
Zona Azul (área restrita):
Govinda Restaurante Vegetariano
Consórcio CAM
Catering Food Ltda
Cervejaria Araguaia Comércio e Indústria Ltda
Delícias Quilombolas
Coffee Lovers Brasil Ltda
TP Godinho Iacitatá Arte e Cultura Socioambiental
Zona Verde (área pública):
Fábio R. Sicilia Com. Imp. Exp. de Produtos Alimentícios Ltda
Consórcio CAM
Catering Food Ltda
Delícias Quilombolas
Cervejaria Araguaia Comércio e Indústria Ltda
Pães e Sorvetes Cairu



