No encerramento do último ano antes da disputa da Copa do Mundo de 2026, a Seleção Brasileira teve um 2025 de altos e baixos. Da classificação para o mundial à decepção contra a Argentina, o grande destaque do ano da Amarelinha foi o início da era Carlo Ancelotti, marcada pela esperança de renovação e retorno à luta por títulos.
Relembre o 2025 da Seleção
Ainda na primeira Data Fifa do ano, o Brasil jogou duas vezes pelas Eliminatórias Sul-Americanas. No Estádio Mané Garrincha, em Brasília, venceu a Colômbia por 2 x 1, com gols de Raphinha e Vini Jr. Cinco dias depois, contra a Argentina, no Estádio Monumental, a equipe comanda por Dorival Júnior sofreu uma dura goleada por 4 x 1 para a principal rival no continente.
Leia também
-
Ancelotti quebra o silêncio sobre permanência na Seleção após a Copa
-
Ancelotti estabelece prazo para retorno de Neymar à Seleção; entenda
-
Ancelotti confirma novidade na escalação da Seleção contra Tunísia
-
Militão é exaltado pela imprensa internacional após atuação na lateral
4 imagens

Fechar modal.
1 de 4
Dorival Júnior foi saiu da Seleção Brasileira após derrota para Argentina
Matias Baglietto/NurPhoto via Getty Images
2 de 4
A pior derrota do Brasil em 2025 foi a goleada por 4 x 1 sofrida para a Argentina
Marcelo Endelli/Getty Images
3 de 4
Após saída de Dorival, Carlo Ancelotti assumiu o comando do Brasil
Marc Atkins/Getty Images
4 de 4
Estêvão é o artilheiro da Seleção Brasileira em 2025
Jacques Feeney/Offside/Offside via Getty Images
Esta derrota levou à demissão do treinador e à chegada de Carlo Ancelotti, ex-Real Madrid, à pentacampeã do mundo. Nos primeiros compromissos do italiano, em junho, o empate em 0 x 0 com o Equador e a vitória por 1 x 0 contra o Paraguai marcaram classificação da Seleção para a Copa do Mundo de 2026.
Em setembro, a Seleção encerrou a participação nas Eliminatórias com um resultado abaixo do esperado, mas a classificação garantida. No Maracanã, 3 x 0 para a Amarelinha, com gols de Estêvão, Paquetá e Bruno Guimarães. Já na despedida da competição, revés de 1 x o para a Bolívia, fora de casa.
Época de amistosos
Um mês depois, a equipe comandada por Carlo Ancelotti passou a se preparar para a Copa do Mundo com a disputa de partidas amistosas. O primeiro duelo foi realizado em Seul, onde goleou a dona da casa, Coreia do Sul, por 5 x 0. Contra o Japão, em Tóquio, veio uma dura derrota por 3 x 2, de virada.
Em seu penúltimo compromisso no ano, a Seleção Brasileira jogou contra Senegal, no Emirates Stadium, em Londres. A vitória brasileira por 2 x 0, com gols de Estêvão e Casemiro, trouxe ar de esperança após atuação sólida com uma equipe já bem estruturada pelo treinador italiano.
Para fechar 2025, a equipe comanda por Carlo Ancelotti irá enfrentar a Tunísia. A partida acontece nesta terça-feira (18/11), em Lille, na França, às 16h30 (horário de Brasília).
Os números da Seleção Brasileira em 2025
- 9 jogos – 5 vitórias, 1 empate e 3 derrotas.
- 8 gols sofridos.
- 16 marcados.
- Artilheiro do ano: Estêvão – 4 gols.
- Com Dorival Junior: 2 jogos – 1 vitória e 1 derrota.
- Com Carlo Ancelotti – 7 jogos – 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas.
