MAIS

    Chuva provoca caos, castiga cidade e estado de emergência é decretado

    Por

    A cidade de Águas Linda de Goiás, localizada no Entorno do Distrito Federal, entrou em estado de emergência por causa das chuvas fortes que atingem o município desde o último fim de semana. O Metrópoles apurou que o decreto deve ser assinado nesta quinta-feira (27/11).

    No documento, obtido em primeiro mão pela reportagem, o prefeito do município, Dr Lucas (União Brasil), afirma que as chuvas causaram “alagamentos, enxurradas, danos à malha viária, erosões, deslizamentos, interrupção de serviços essenciais e risco concreto à integridade física da população”.

    O gestor ressalta ainda a “necessidade imediata de proteger vidas, socorrer famílias atingidas, prover abrigamento, manter serviços essenciais e restabelecer a normalidade mínima da cidade” e diz que a intensidade e a continuidade das chuvas “excedem a capacidade de resposta do município com recursos próprios”.

    Segundo o decreto, o estado de emergência deve durar, pelo menos, 180 dias e atinge áreas urbanas e rurais de Águas Lindas afetadas por chuvas intensas, alagamentos, enxurradas, erosões e outros danos.

    Veja imagens da cidade:

    3 imagensO decreto afirma que os dilúvios causaram a interrupção de serviços essenciaisChuvas atingem a cidade desde o último fim de semanaFechar modal.1 de 3

    Prefeitura pede apoio estadual e nacional

    Material cedido ao Metrópoles2 de 3

    O decreto afirma que os dilúvios causaram a interrupção de serviços essenciais

    Material cedido ao Metrópoles3 de 3

    Chuvas atingem a cidade desde o último fim de semana

    Material cedido ao Metrópoles

    Ações imediatas

    O documento também determina às secretarias municipais a elaboração e apresentação, no prazo de 72 horas, de relatórios preliminares de danos, contendo: áreas afetadas; estimativas de prejuízos e necessidades; identificação de famílias atingidas; ações realizadas e pendentes; e registros fotográficos e coordenadas geográficas.

    A Defesa Civil Municipal foi orientada a monitorar, permanentemente, áreas críticas em toda a cidade, além de vistoriar residências atingidas e áreas suscetíveis a deslizamentos e outras determinações.

    Leia também

    Outro decreto, que também deve ser assinado nesta quinta-feira (27/11), institui a Companhia de Desenvolvimento de Águas Lindas (Codeal) como coordenadora do Grupo de Trabalho de Reconstrução (GT-Reconstrução).

    Segundo o texto do documento, o grupo vai monitorar, elaborar levantamento técnico, projetos e captar recursos destinados à recuperação dos danos ocasionados pelos eventos climáticos ocorridos em Águas Lindas, por causa das chuvas.

    A prefeitura orienta que a população evite circular em áreas alagadas ou com correnteza, respeite as interdições sinalizadas pela Defesa Civil e pela Secretaria de Obras. Além disso, em caso de risco ou emergência, procure abrigo seguro e acione imediatamente os canais oficiais, e siga apenas informações divulgadas por meios oficiais da prefeitura.

    Reconhecimento

    O prefeito Dr Lucas também enviará dois ofícios, um para o governador de Goiás, Ronaldo Caiado (União Brasil) e outro para a Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil, solicitando o reconhecimento estadual e federal, respectivamente, da situação de emergência no município.

    No ofício, o gestor pede, além do reconhecimento, orientações e recursos, tanto para ajudar na atuação em áreas mais críticas quanto para apoio a obras de drenagem, contenção, recuperação de vias e assistência humanitária.