Portal Estado do Acre Notícias

Chuvas se espalham pelo país e 16 estados estão sob alerta; confira

chuvas-se-espalham-pelo-pais-e-16-estados-estao-sob-alerta;-confira

Chuvas se espalham pelo país e 16 estados estão sob alerta; confira

A terça-feira (4/11) será de fortes instabilidades na maior parte do Brasil, com destaque para as regiões Sudeste e Norte. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alertas de chuvas intensas para 16 estados. Os avisos são de “perigo”, representado pelo cor laranja, e “perigo potencial”, de cor amarela.

A previsão aponta que frente fria que avança pelo litoral sudeste, aliada à umidade da Amazônia, deve provocar chuva volumosa em diversas áreas. Há risco de temporais em algumas áreas do Sudeste, pegando o norte do Rio de Janeiro, o centro-sul do Espírito Santo, inclusive na região de Vitória, e Belo Horizonte, em Minas. Essas áreas podem ter grandes volumes acumulados de chuva, com risco para alagamentos e até deslizamentos de terra.

Leia também

No Rio de Janeiro, o tempo segue instável, com céu encoberto e pancadas isoladas ao longo do dia. A temperatura varia entre 20°C e 27°C e há possibilidade de chuva mais forte à tarde e à noite.

Em São Paulo, o dia será abafado e com aumento da nebulosidade, com chance de trovoadas no fim da tarde. Belo Horizonte terá tempo fechado e chuva frequente durante todo o dia.

O Norte do país também ficará sob influência de instabilidades intensas. Rondônia, inclusive Porto Velho, e boa parte do Amazonas, incluindo Manaus, devem registrar bastante chuva, com risco de raios e ventos fortes.

Nas demais áreas do país, as pancadas de chuva tendem a ser mais rápidas e isoladas, sem grande risco de transtornos. A exceção é o oeste do Rio Grande do Sul e o interior nordestino, onde o ar seco predomina. Nessas regiões, não há condição para chuva. O ar mais seco deve derrubar a umidade relativa do ar para valores abaixo dos 20% e há alerta para baixa umidade.

Nevoeiros

O amanhecer desta terça deve ser marcado por nevoeiros em trechos do leste do Paraná, leste de Santa Catarina e do litoral e leste de São Paulo, incluindo as capitais Curitiba, Florianópolis e São Paulo.

A previsão indica que a instabilidade deve persistir ao longo da semana no Sudeste e parte do Centro-Oeste, mantendo o risco de chuva forte e acumulados expressivos, sobretudo entre Minas Gerais, Espírito Santo, Goiás e Distrito Federal.

Sair da versão mobile