Imagens que circulam nas redes sociais mostram os efeitos do forte temporal registrado em várias áreas de Santa Catarina nesta sexta-feira (7/11). As chuvas foram ocasionadas pela formação de um ciclone extratropical na região.
Confira:
De acordo o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), o sul do estado está sob alerta vermelho, o que indica grande risco de acumulado de chuvas. O ciclone extratropical, previsto para ganhar força entre a tarde desta sexta e a madrugada deste sábado (8/11), deve provocar ventos acima de 80 km/h, chuva intensa e mar agitado no estado, segundo a Defesa Civil.
O ciclone se formou a partir do contraste entre massas de ar frio e quente. A Defesa Civil alerta para o risco alto de destelhamentos, queda de árvores, danos na rede elétrica, alagamentos e enxurradas. No mar, as ondas podem atingir de 3,5 a 4,5 metros, com possibilidade de ressaca e erosão costeira, principalmente no litoral sul.
Leia também
-
Vídeo revoltante mostra mulher abandonando cadela e filhotes na chuva
-
Defesa Civil emite alerta severo para chuva e rajadas de vento em SP
-
Sol ou chuva? Confira a previsão do tempo para o fim de semana no DF
-
Ciclone com ventos até 100 km/h provoca chuvas e frio; confira o clima
SC: 48 cidades sob alerta vermelho
O Inmet incluiu no alerta vermelho 48 cidades de Santa Catarina. Todas elas estão dentro da chamada zona de “grande perigo”. Segundo o órgão, há alto risco de alagamentos e transbordamentos de rios e “grandes” deslizamentos de encostas. O alerta é válido até as 9h deste sábado.
A Defesa Civil orienta a população a evitar atividades ao ar livre durante os temporais, buscar abrigo longe de janelas e objetos que possam ser arremessados, e não atravessar ruas alagadas. Quem mora no litoral deve evitar a orla, navegação e esportes marítimos até a dissipação do temporal.
