Portal Estado do Acre Notícias

Cidade dos EUA ficará sem ver o Sol por dois meses. Saiba o motivo

cidade-dos-eua-ficara-sem-ver-o-sol-por-dois-meses.-saiba-o-motivo

Cidade dos EUA ficará sem ver o Sol por dois meses. Saiba o motivo

Os pouco mais de 4 mil moradores do distrito de Utqiagvik, no Alasca, vão ficar mais de dois meses sem ver o Sol. Nessa terça-feira (18/11), eles enxergaram a luz do sol pela última vez do ano, e o astro só estará visível novamente em 22 de janeiro de 2026.

A cidade mais ao norte dos Estados Unidos começa a enfrentar um fenômeno chamado “noite polar”, tradicional do Círculo Polar Ártico, quando o Sol fica abaixo do horizonte por mais de 24 horas por conta da inclinação do eixo da Terra.

Durante um período de 64 dias, o distrito não será atingido diretamente pela luz solar. Apenas algumas áreas poderão ser iluminadas pelo crepúsculo civil, um período de pouca luz que se assemelha ao amanhecer ou anoitecer.

Leia também

No entanto, a região do Alasca também é atingida por um fenômeno inverso. No dia 13 de maio deste ano, Utqiagvik teve a última escuridão antes de um período de três meses de luz. O fenômeno do Sol da Meia-noite, que ocorre todos os anos antes do solstício de verão, durou até 2 de agosto.

Nesse período, o distrito teve 84 dias de luz solar contínua. O fenômeno ocorre por motivo semelhante ao da Noite Polar.

Sair da versão mobile