Após a passagem do tornado que atingiu a região de Rio Bonito do Iguaçu, no Centro-Sul do Paraná, nessa sexta-feira (7/11), pelo menos mil pessoas estão desalojadas e 28 estão desabrigadas no município, segundo a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil.
Por isso, o Governo do Paraná, em parceria com municípios vizinhos, prepara abrigos emergenciais para as famílias que não têm onde ficar. O primeiro abrigo provisório foi montado na Casa de Líderes Laranjeiras do Sul, para onde foram encaminhadas as pessoas desabrigadas. O espaço ainda conta com mais 80 vagas disponíveis, segundo o governo.
O governador Ratinho Júnior (PSD), anunciou a criação de uma força-tarefa para levantar os prejuízos e auxiliar na reconstrução do município, que teve 90% de suas residências e prédios públicos afetados.
Caso haja necessidade, uma estrutura semelhante pode ser montada em Quedas do Iguaçu. De acordo com o relatório mais recente da Defesa Civil, 14,6 mil pessoas foram afetadas diretamente pela passagem do tornado, com 672 casas danificadas — os números ainda não contabilizam as casas de Rio Bonito do Iguaçu.
Leia também
-
Governo estuda liberar FGTS a vítimas do tornado no Paraná, diz Gleisi
-
Imagens de satélite mostram tornado que devastou cidade no Paraná
-
Lula lamenta mortes por tornado no Paraná e envia equipe federal
-
Tornado destruiu 80% de cidade do Paraná, diz governo
O prefeito de Laranjeiras do Sul, Jaison Rodrigo Mendes, disse que a Casa de Líderes é um local que pode receber até 200 pessoas, de forma organizada, e já está sendo preparada para isso.
Ele também afirmou que a Defesa Civil e o Governo do Estado encaminharam mais de 300 colchões. Segundo o prefeito, as doações aos atingidos também estão sendo concentradas na cidade de Laranjeiras do Sul.
Além do abrigo provisório, outras estruturas foram montadas emergencialmente em Rio Bonito do Iguaçu para atender as famílias afetadas, como um Centro de Acolhimento, Triagem e Cadastro e um Centro de Alimentação, além de um Posto de Comando.
O secretário estadual da Segurança Pública, Hudson Teixeira, ressaltou que as pessoas que tiveram imóveis afetados pelo tornado devem ir até o Ginásio do Bugre realizar um cadastro para receber auxílio. Segundo ele, também foi montado um centro de alimentação no Centro do Idoso, para atender os moradores de Rio Bonito do Iguaçu.
Confira a localização das estruturas de apoio:
- Posto de Comando (Restaurante e Churrascaria Vezzaro)
- Centro de Acolhimento, Triagem e Cadastro (Ginásio de Esportes Campo do Bugre)
- Centro de Alimentação (Centro do Idoso)
- Abrigo Provisório (Casa de Líderes Laranjeiras do Sul)
- Recebimento de Donativos (Ginásio dos bancários Laranjeiras do Sul)
Veja como ficou a cidade



Cenário de destruição em Bonito do Iguaçu
Reprodução / Redes sociais
Corpo de Bombeiros
Lojas destruídas pelo tornado
Corpo de Bombeiros
Jonathan Campos/AEN
Corpo de Bombeiros
Construções afetadas pela passagem do tornado
Corpo de Bombeiros
Galhos e destroços ficaram espalhados
Reprodução/X
Ônibus virou
Reprodução/X
Tornado com ventos de até 250 km:h devastou o município de Rio Bonito do Iguaçu, no Paraná. Ao menos seis pessoas morreram
Jonathan Campos/AEN





