O câncer de próstata é o mais comum entre os homens brasileiros, depois do de pele, como aponta o Instituto Nacional do Câncer (INCA). Por isso, o diagnóstico precoce é a forma mais eficaz de evitar que o número de mortes cresça. Essa taxa representa, atualmente, cerca de 6% dos casos.
Dessa forma, é essencial manter o acompanhamento médico regular e, além disso, adotar uma alimentação saudável – o que pode ajudar a prevenir esse tipo de câncer e outras doenças. Quem faz o alerta é a nutricionista Giovanna Ribeiro. A especialista explica que comer bem é uma das principais formas de impedir o surgimento do tumor.
Leia também
-
Com prognóstico de 5 anos, homem convive com câncer de próstata há 18
-
Entenda o que o tamanho da próstata pode indicar para a saúde
-
Novembro Azul: câncer de próstata ainda leva tabus sobre sexualidade
-
Entenda a relação entre câncer de próstata e doenças cardiovasculares
Alimentação e a prevenção do câncer de próstata
“O consumo em excesso de alimentos ricos em gorduras trans e saturadas e pobre em fibras podem colaborar, ao longo do tempo, para a formação de tumores. Assim como a ingestão de carnes vermelhas que, em excesso, principalmente quando acompanhadas de um baixo consumo de frutas, legumes, verduras e grãos integrais, também pode estar associada ao surgimento dos tumores”, alerta a nutricionista.
Leia a reportagem completa no portal Saúde em Dia, parceiro do Metrópoles.
Siga a editoria de Saúde e Ciência no Instagram e fique por dentro de tudo sobre o assunto!
