Nos últimos anos, o mundo assiste a um boom no consumo de medicamentos como Ozempic, Wegovy, Mounjaro e similares, usados de maneira off-label como inibidores de apetite. Esses remédios atuam no hormônio que controla a saciedade no cérebro e, por conta disso, aceleram a perda de peso, já que é gerado um déficit calórico. Mas você sabia que existe um produto rico em proteínas que, se consumido antes de refeições como o almoço ou jantar, pode “imitar” o efeito desses fármacos?
Leia também
-
Gordon Ramsay sobre menus para usuários de Ozempic: “Gordo do caralho”
-
Negócio de bilhões: Pfizer desbanca dona do Ozempic e compra startup
-
Pfizer vai à Justiça contra criadora do Ozempic em disputa por startup
Embora não seja tão eficaz quanto os medicamentos, a proteína do soro do leite ajuda na sensação de saciedade e na resposta à insulina. Diversos estudos demonstraram que a ingestão de um shake feito com proteína derivada do leite (whey protein) antes das refeições melhorou os níveis de açúcar no sangue em pessoas com diabetes tipo 2 ou obesidade.
O bem-estar é fundamental para uma vida plena e satisfatória
Getty Images
Ele abrange aspectos físicos, mentais e sociais
Getty Images
Faça substituições inteligentes na dieta para comer mais saudável
Getty Images
Praticar atividade física é essencial
Getty Images
Ele permite que as pessoas vivam de forma mais equilibrada, saudável e feliz
Getty Images
O bem-estar contribui para a prevenção de doenças e melhora a qualidade do sono
Getty Images
Pessoas com bem-estar emocional tendem a desenvolver relações interpessoais mais satisfatórias
Getty Images
Uma alimentação saudável, rica em nutrientes e equilibrada, fornece ao corpo os elementos necessários para um funcionamento adequado
Getty Images
Recentemente, outra pesquisa relatou que shakes de proteína de soro de leite antes do café da manhã e do almoço resultaram em níveis mais baixos de açúcar no sangue e na redução do apetite — os efeitos principais desses medicamentos para perda de peso.
“O Ozempic, nome comercial da semaglutida, é um medicamento injetável utilizado no tratamento da obesidade e do diabetes tipo 2. Sua ação ocorre no sistema nervoso central, onde imita o hormônio GLP-1, ajudando a reduzir o apetite, melhorar o controle glicêmico e retardar o esvaziamento gástrico — com resultados comprovados na perda de peso”, explica Juliana Andrade, nutricionista do Metrópoles.
No recente estudo, foi notado que os shakes tiveram um efeito significativo nos níveis de glicose pela manhã. Na hora do almoço, o apetite dos participantes estava moderadamente suprimido.
Além disso, os shakes feitos com soro do leite também podem ajudar a desenvolver músculos, segundo estudos.
A proteína do soro do leite também estimula a liberação de GLP-1, um hormônio intestinal que reduz a ingestão de calorias, promovendo a sensação de saciedade e suprimindo o apetite.
