MAIS

    Concurso definirá cardápio em restaurantes de programa social em SP

    Por

    Um concurso inédito definirá cardápios especiais para restaurantes do programa social Bom Prato, no estado de São Paulo. Trata-se de uma ação para celebrar os 25 anos da iniciativa associada ao combate à fome. Três vencedores serão escolhidos.

    Leia também

    O concurso

    Para participar do concurso Chef em Ação, as 29 Organizações da Sociedade Civil (OSCs) responsáveis pelo gerenciamento das unidades do programa já selecionaram um cozinheiro. O representante mostrará uma sugestão de cardápio completo, composto por prato principal, guarnição e salada.

    Segundo o governo de São Paulo, padrões de qualidade e nutrição devem ser respeitados. Os critérios envolvem conformidade com boas práticas de fabricação, apresentação visual dos pratos, sabor e textura, equilíbrio nutricional, viabilidade de execução, inovação e organização do trabalho em equipe durante a preparação do cardápio.

    O certame ocorre em três eliminatórias. A primeira etapa foi a avaliação técnica inicial, na qual foram enviadas sugestões desenvolvidas, sob exigências de combinação, coloração, textura e adequação aos ingredientes.

    “Na segunda etapa, cada um dos 15 cozinheiros selecionados enviarão fotos e vídeos das preparações e da apresentação final do cardápio elaborado. Além disso, uma equipe técnica da Secretaria de Desenvolvimento Social do Estado de São Paulo (SEDS) comparecerá às unidades para realizar as degustações que decidirão os cinco cozinheiros que passarão para a próxima fase do concurso”, informou o governo estadual.

    Na última fase, em 29 de novembro, a avaliação presencial será realizada. Os finalistas apresentarão os cardápios à equipe técnica da Diretoria de Combate à Fome (DICOF), além dos cinco jurados convidados pela SEDS.

    Os três ganhadores receberão um prêmio personalizado, certificado especial de reconhecimento e uma medalha correspondente à colocação no concurso. Em seguida, os cardápios comemorativos serão enviados a todas unidades do Bom Prato.

    Restaurantes do programa Bom Prato

    • Criado em 28 de dezembro de  do ano 2000, o programa Bom Prato oferece refeições por um custo acessível à população em situação de vulnerabilidade social.
    • Desde o início, o valor das refeições permanece inalterado: almoço e jantar a R$ 1,00 e café da manhã a R$ 0,50.
    • A rede de restaurantes populares tem 121 pontos de atendimento no estado.
    • São 71 unidades fixas, 47 pontos de atendimento do Bom Prato Móvel e quatro refeitórios.
    • Atualmente, o programa fornece 145 mil refeições por dia.
    • Restaurantes funcionam todos os dias, inclusive sábados, domingos e feriados.
    • Pontos na capital paulista: 25 de Março, Brás, Guaianases, Itaquera, Lapa, São Mateus, Capão Redondo, Santo Amaro, Limão, Refeitório Mauá, Santana, Tucuruvi e Vila Nova Cachoeirinha.
    • Região metropolitana de São Paulo: São Bernardo do Campo I, Santo André I, Diadema, Cotia, Francisco Morato, Osasco, Mogi das Cruzes I, Suzano, Carapicuíba e Guarulhos.
    • Interior e litoral: Rio Claro, Taubaté, Bauru, Campinas, Jacareí, Franca, São José dos Campos e Santos I.