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Consignados do INSS: bancos crescem até 20 vezes em um trimestre

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Consignados do INSS: bancos crescem até 20 vezes em um trimestre

Bancos habilitados pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) chegaram a multiplicar suas carteiras de empréstimos consignados para aposentados em até 20 vezes no período de um trimestre, revelam dados obtidos com exclusividade pelo Metrópoles, por meio da Lei de Acesso à Informação (LAI).

Juntas, 87 instituições financeiras que mantêm ou mantiveram Acordos de Cooperação Técnica (ACTs) com o INSS faturaram R$ 466 bilhões com consignados descontados das aposentadorias nos últimos cinco anos. Como mostrou o Metrópoles nesta quinta-feira (27/11), essa arrecadação dobrou desde 2020, em meio a denúncias e condenações por fraudes e vendas enganosas.

No início do período, os bancos faturavam R$ 4 bilhões mensais com consignados. Com um pico de crescimento durante a pandemia, atingiram até R$ 9 bilhões por mês, o que representa um salto de 125%. A carteira de empréstimos também avançou no período, passando de 23 milhões para 35 milhões de contratos ativos, alta 52%.

A partir de 2020, houve uma explosão de bancos credenciados pelo INSS, partindo de 52 para 87 bancos credenciados pelo INSS. Na evolução dos créditos nesse período, a reportagem identificou instituições que multiplicaram suas carteiras de consignados em poucos meses. É o caso do Agibank, que tinha 20 mil empréstimos ativos em junho de 2021 e chegou a 409 mil em outubro do mesmo ano.

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Hoje, o banco tem uma carteira de 1,57 milhão de consignados e já recebeu R$ 14,8 bilhões do INSS com os descontos nos contracheques dos aposentados. Fundado no fim dos anos 1990 como uma correspondente bancário, o Agibank passou a existir quando seu dono, Marciano Testa, comprou o Banco Gerador, de Recife, em 2016. Apesar de quebrado, ela ainda tinha autorização do Banco Central (BC).

Outro exemplo de forte crescimento foi o C6 Bank, que entrou no setor em 2020 e, um ano depois, chegou a 1 milhão. Entre outubro e novembro de 2022, teve um salto de 302 mil novos consignados. Em abril deste ano, atingiu 3,3 milhões de empréstimos, atrás apenas dos bancos Bradesco, BMG e Pan, que estão há mais tempo nesse mercado. Até agora, já faturou R$ 20 bilhões com consignados do INSS.

As irregularidades mais comuns

O que diz o INSS

Por meio de nota, o INSS afirmou já ter rescindido 19 acordos com bancos “devido a descumprimento de normas por parte das instituições financeiras”, que outros quatro ACTs estão suspensos, três expiraram e não foram renovados, e que quatro instituições solicitaram a rescisão dos acordos de maneira voluntária.

O órgão informou que a atual gestão, comandada pelo procurador federal Gilberto Waller Júnior, “implementou uma série de medidas de controle para a concessão do crédito consignado, priorizando a proteção dos segurados e a transparência nas parcerias com instituições financeiras”.

Ainda segundo o INSS, também “foram firmados diversos termos de compromisso com instituições financeiras, entre eles um acordo que estabeleceu a restituição de mais de R$ 7 milhões cobrados indevidamente de cerca de 100 mil beneficiários”.

“A formalização ou manutenção de convênios passou a ser rigorosamente condicionada ao fiel cumprimento das regras, especialmente quanto à transparência e proteção dos usuários da Previdência Social. Não há tolerância para omissões ou manutenção de acordos diante de suspeitas de irregularidade, refletindo o empenho da atual gestão em reverter práticas inadequadas e assegurar um ambiente de respeito aos direitos do segurado”, afirmou o INSS.

O que diz o C6

O C6 Bank afirmou que “fez uma série de ajustes e adotou medidas firmes para aperfeiçoar o atendimento ao cliente e tornar o sistema de contratação mais seguro”. “O banco ampliou a rede de atendimento, digitalizou o processo de contratação e, em abril de 2021, passou a adotar a biometria facial com prova de vida para todos os contratos. Desde essa época, para contratar o consignado, o cliente, além de fornecer sua biometria facial e geolocalização, deve confirmar o seu consentimento em diversas etapas da operação”.

“O banco também impõe um rígido e contínuo controle de qualidade aos seus parceiros comerciais e cumpre todas as diretrizes da Autorregulação do Consignado – iniciativa da Febraban e da ABBC para coibir o assédio comercial e as fraudes praticadas na oferta de crédito consignado público e privado no país –, da qual o C6 Consig é signatário”, afirmou.

Segundo o C6, “todas essas medidas fizeram o número de reclamações relacionadas ao C6 Consig cair drasticamente a partir de 2021”. “De acordo com o consumidor.gov, plataforma gerida pela Senacon, o número de queixas ao C6 Consig caiu 80% entre 2021 e o segundo trimestre de 2025, período em que a carteira de crédito consignado do banco cresceu cerca de 290%. Desde o primeiro trimestre de 2023, o banco não aparece entre as dez instituições mais reclamadas”.

“Sobre os processos judiciais em curso, vale destacar que uma parcela significativa do nosso estoque de ações refere-se ao primeiro ano de operação, até a adoção da biometria facial como etapa obrigatória para formalização do contrato”, diz.

O que diz o Agibank

O Agibank afirma que, em 2021, “lançou a funcionalidade de portabilidade em seu portfólio, o que explica o amplo crescimento nacional da sua base de clientes”. “O banco esclarece, ainda, que possui rígidos controles de seus processos e todas as operações realizadas junto à instituição passam por protocolos rigorosos de segurança, os quais seguem em constante evolução, em conformidade com as normas do Banco Central e do INSS, como a análise documental, biometria facial e cruzamento de dados com bases oficiais”.

“Em situações em que há suspeita de fraude, o Agibank atua de forma colaborativa com autoridades competentes e aciona imediatamente mecanismos de recuperação de valores, sempre que possível, atuando de forma proativa para mitigar riscos. Em casos de portabilidade de contas, o Agibank afirma que qualquer alteração no banco recebedor do benefício depende de solicitação expressa do titular, devidamente validada pelo INSS, e que não realiza qualquer alteração sem manifestação ativa do cliente”, afirma.

O banco ainda reforçou “que está em constante aprimoramento dos seus processos e que, proporcionalmente, possui índices baixos de reclamação em relação à base de clientes”.

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