MAIS

    De Paolla Oliveira à transição energética: o que caiu no Enem 2025

    Por

    O primeiro dia de provas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025, aplicado neste domingo (9/11), cobrou dos estudantes temas que vão desde o debate sobre padrões de beleza, citando a atriz Paolla Oliveira, até discussões urgentes sobre a transição energética.

    A avaliação de Linguagens e Ciências Humanas trouxe como tema da redação “Perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”.

    Uma das questões abordou os padrões estéticos impostos às mulheres, usando como exemplo as atrizes Paolla Oliveira e Margot Robbie. A saúde mental no esporte também foi tema, com referência à skatista Raíssa Leal.

    Leia também

    Além do tema da redação, o envelhecimento apareceu em questões sobre o combate a estereótipos. O exame também trouxe perguntas com teor étnico-raciais, sobre a valorização da cultura afro-brasileira, o racismo e a discriminação contra religiões de matriz africana.

    A prova também mostrou, pela primeira vez, uma questão que comparou trechos da Bíblia e do Alcorão sobre a visão do trabalho.

    8 imagensCandidatos chegando para fazer o EnemCandidatos chegam ao CEUB, na Asa Norte, para o primeiro dia de provas do Enem Exame Nacional do Ensino Médio, realizado neste domingoBatman, Flash e Homem-Aranha perdem o EnemFlash atrasadoHeróis lamentam fechamento de portão do EnemFechar modal.1 de 8

    Candidatos chegam ao CEUB, na Asa Norte, para o primeiro dia de provas do Enem Exame Nacional do Ensino Médio, realizado neste domingo

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo2 de 8

    Candidatos chegando para fazer o Enem

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo3 de 8

    Candidatos chegam ao CEUB, na Asa Norte, para o primeiro dia de provas do Enem Exame Nacional do Ensino Médio, realizado neste domingo

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo4 de 8

    Batman, Flash e Homem-Aranha perdem o Enem

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo5 de 8

    Flash atrasado

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo6 de 8

    Heróis lamentam fechamento de portão do Enem

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo7 de 8

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo8 de 8

    Na capital do país, mais de 82 mil estudantes estão inscritos para o certame

    KEBEC NOGUEIRA/METRÓPOLES @kebecfotografo

    Meio ambiente, literatura e história do Brasil

    As questões ambientais e a transição energética dominaram a prova de geografia. Os candidatos responderam sobre o avanço dos carros elétricos, emissões de CO₂, fontes de energia como a geotérmica, e a relação direta entre o desmatamento na Amazônia e a diminuição das chuvas no país.

    O exame também cobrou conhecimento sobre o monitoramento de queimadas no Cerrado e os impactos da seca no nível do Rio Reno, na Europa.

    Em ciências humanas, teve com questões sobre as formas de governo em Platão e Aristóteles, e tópicos de história do Brasil, como a Era Vargas e o período colonial.

    Na prova de linguagens, houve uma novidade em relação à estrutura. Um único texto longo – uma crônica sobre a perda da caligrafia na era digital – foi usado para embasar cinco questões distintas.

    O exame também cobrou estéticas literárias clássicas, como o Simbolismo e o Romantismo, além de incluir referências à literatura de Clarice Lispector e à música de Paulinho da Viola.