Portal Estado do Acre Notícias

“Defensor incansável da democracia”, diz Haddad sobre ex-deputado morto

“defensor-incansavel-da-democracia”,-diz-haddad-sobre-ex-deputado-morto

“Defensor incansável da democracia”, diz Haddad sobre ex-deputado morto

O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, manifestou solidariedade à família do ex-deputado do PT Paulo Frateschi, de 75 anos, morto a facadas pelo próprio filho, Francisco Frateschi, de 34, nesta quinta-feira (6/11) em São Paulo.

Haddad destacou a “defesa incansável da democracia” e atuação nos “movimentos sociais em defesa dos trabalhadores e das liberdade públicas” de Paulo. Também o chamou de “companheiro querido” e “referência de compromisso público e político no Brasil”.

9 imagensFechar modal.1 de 9

Frateschi (no meio) com o ex-presidente do Uruguai, Pepe Mujica (esquerda) e o presidente brasileiro Lula (PT)

Reprodução/ Facebook2 de 9

O ex-deputado estadual e ex-presidente estadual do PT em SP Paulo Frateschi

Divulgação/Alesp3 de 9

Paulo Frateschi foi presidente do PT estadual de SP

Reprodução/ Facebook4 de 9

Francisco Frateschi, filho do ex-deputado Paulo Frateschi

Reprodução5 de 9

Francisco Frateschi, filho do ex-deputado Paulo Frateschi

Reprodução6 de 9

Francisco Frateschi com o pai, o ex-deputado Paulo Frateschi

Reprodução7 de 9

Francisco Frateschi e a mãe, Yolanda Vianna

Reprodução8 de 9

Francisco Frateschi com o pai, o ex-deputado Paulo Frateschi

Reprodução9 de 9

Francisco Frateschi e a mãe, Yolanda Vianna

Reprodução

“[O ex-deputado] Foi ainda secretário municipal de Relações Governamentais na minha gestão na Prefeitura de SP, onde contribuiu com dedicação e excelência. Manifesto profunda solidariedade à companheira Yolanda, aos familiares e aos amigos”, declarou o ministro em nota.

Veja o post:

Hoje nos despedimos do amigo Paulo Frateschi, companheiro querido, homem fraterno e referência de compromisso público e político no Brasil. Ex-presidente estadual do PT em São Paulo e dirigente histórico do partido, foi defensor incansável da democracia, com coragem e…

— Fernando Haddad (@Haddad_Fernando) November 6, 2025

Como foi o crime

Segundo informações da Polícia Militar (PM), agentes foram acionados para atender uma ocorrência em que um homem em surto atacou o próprio pai com golpes de arma branca na Vila Ipojuca, zona oeste da capital. De acordo com o boletim de ocorrência, ele foi atingido no abdômen.

A mãe do rapaz, Yolanda Vianna, de 64 anos tentou intervir e sofreu ferimentos. A irmã de Francisco, de 42 anos, também foi ferida. O ex-deputado entrou em parada cardiorrespiratória, foi socorrido e encaminhado ao Hospital das Clínicas mas não resistiu.

O local foi preservado e as partes foram encaminhadas pela Polícia Militar ao 91º DP. Segundo pessoas ligadas à família, o casal e o filho vivem em Paraty e estavam na capital paulista para que Francisco passasse por atendimento psiquiátrico. Ele estaria sob efeito de medicamentos desde a última sexta-feira (31/10).

Leia também

Paulo Frateschi, que foi deputado estadual entre 1983 e 1987, também foi presidente estadual do PT em São Paulo. O partido lamentou a morte.

Sair da versão mobile