A Defesa Civil do Estado de São Paulo emitiu um alerta severo, na noite desta sexta-feira (7/11), para a formação de fortes tempestades e rajadas de vento extremas entre hoje e sábado (8). O aviso vale para todas as regiões do estado de São Paulo devido à passagem de um ciclone extratropical pela costa da região Sudeste.
Segundo o órgão, o fenômeno deve intensificar áreas de instabilidade, provocando chuvas fortes, ventos intensos, raios e até granizo em alguns pontos. Há risco de queda de árvores, destelhamentos e interrupções de energia elétrica.
O que fazer durante a tempestade:
- Evite ficar em áreas abertas ou sob árvores durante as tempestades.
- Recolha objetos soltos de varandas e quintais.
- Se estiver dirigindo e um fio energizado cair sobre o carro, permaneça dentro do veículo e chame o Corpo de Bombeiros (193).
- Em qualquer emergência, ligue para a Defesa Civil (199).
- Cadastre seu celular para receber alertas gratuitos enviando o CEP por SMS para 40199.
De acordo com a Defesa Civil, a combinação de calor pré-frontal, avanço de frente fria e a circulação do ciclone cria condições para tempestades severas, com possibilidade de “microexplosões atmosféricas”, rajadas concentradas que podem causar destruição localizada.
Para garantir uma resposta rápida a possíveis ocorrências, a Defesa Civil informou que o Gabinete de Crise será mobilizado neste sábado (8), dia de maior risco. O grupo reunirá Corpo de Bombeiros, Sabesp, ARSESP, concessionárias de energia e gás, além de equipes municipais. Essas instituições estarão concentradas no Centro de Gerenciamento de Emergências (CGE), em São Paulo, monitorando a evolução das tempestades e prestando apoio imediato em caso de desastres.
