MAIS

    Delegada deve ter mandato tampão na Alesp até volta de secretária

    Por

    A delegada Raquel Gallinati (PL) deve assumir um mandato tampão como deputada estadual no lugar de Carlos Cezar (PL), que deixará a Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp) nesta quinta-feira (27/11) para ocupar uma cadeira no conselho do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo (TCE-SP). A nomeação de Cezar foi publicada em edição extra do Diário Oficial desta quarta-feira (26).

    O Metrópoles apurou que a posse de Raquel deverá ser na próxima sexta-feira (28). No entanto, a delegada deve ficar no mandato por menos de um mês. A expectativa de membros do PL é que a secretária de Política para as Mulheres, Valéria Bolsonaro (PL), que é deputada estadual licenciada, volte à Alesp durante o mês de dezembro.

    Leia também

    Mesmo com um mandato tampão, Raquel teria projetos para protocolar em defesa da ampliação dos direitos de mulheres, vítimas e vulneráveis decorrentes da atuação dela em associações de classe de delegados.

    Valéria Bolsonaro envolvida em escândalo

    Valéria Bolsonaro (PL) esteve envolvida recentemente em um escândalo no qual uma mulher, que se identificava como assessora dela, foi flagrada negociando emendas parlamentares. Ela é presidente de um projeto social que funciona no mesmo endereço onde Valéria inaugurou um escritório político em Rio Claro, no interior de São Paulo.

    Os áudios das negociações foram revelados pelo Metrópoles e resultaram na expulsão da suposta assessora, Amanda Servidoni, do PL. Valéria negou que Amanda fizesse parte da equipe dela e disse, nas redes sociais, que enviou o caso ao Ministério Público de São Paulo (MPSP) para investigação.

    Valéria é casada com um primo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e se tornou secretária do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) em abril de 2024.

    Vaga racha PL na Alesp

    A vaga de Carlos Cezar também expôs mais uma vez a disputa entre os parlamentares bolsonaristas e os do “PL Raiz”. O grupo mais alinhado a Jair Bolsonaro é representado por Gil Diniz (PL-SP), que está no Texas em visita ao deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP).

    Já o grupo do “PL Raiz”, dos aliados de Valdemar Costa Neto, é representado por Alex Madureira (PL), que tem se reunido com setores público e privado para colher demandas para o orçamento do próximo ano. Ele é o atual relator da lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), o último projeto importante de 2025.