O Departamento de Trânsito do Distrito Federal (Detran-DF) multou 93 pessoas por estacionamento irregular durante uma operação de fiscalização feita nessa quarta-feira (12/11) em Águas Claras (DF).
A ação teve foco na verificação do uso adequado das vagas regulamentadas de estacionamento, especialmente as destinadas a pessoas idosas e com deficiência (PcD), além de coibir infrações de estacionamento irregular em áreas comerciais e residenciais da região administrativa.
Durante a operação, os agentes de trânsito fiscalizaram 84 vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos, e registraram 12 autuações por uso irregular desses espaços, em razão de veículos estacionados sem a credencial obrigatória de identificação. Além disso, outros 81 condutores foram autuados por estacionamento irregular em diferentes locais.
Veja imagens da operação:
Durante a operação, os agentes de trânsito fiscalizaram 84 vagas destinadas a pessoas com deficiência e idosos, e registraram 12 autuações por uso irregular desses espaços, em razão de veículos estacionados sem a credencial obrigatória de identificação
Divulgação/Detran-DF
Além disso, outros 81 condutores foram autuados por estacionamento irregular em diferentes locais
Divulgação/Detran-DF
Divulgação/Detran-DF
De acordo com o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), estacionar em vagas reservadas para pessoas com deficiência ou idosos, sem a credencial correspondente, constitui infração gravíssima, sujeita à penalidade de multa de R$ 293,47, 7 pontos na Carteira Nacional de Habilitação (CNH) e à remoção do veículo.
Leia também
-
Detran suspende CNH de 1.500 motoristas no DF
-
Detran-DF adia leilão de 485 veículos apreendidos; confira nova data
-
Agente do Detran-DF e bombeiro cobravam R$ 150 para fraudar documentos
A operação do Detran contou com a participação de oito agentes de trânsito, distribuídos em quatro viaturas, com o apoio de dois guinchos e uma empilhadeira.
“O Detran-DF reforça que a fiscalização tem caráter educativo e preventivo, visando garantir o respeito ao direito de mobilidade e promover a organização do trânsito nas vias públicas. A autarquia continuará realizando ações semelhantes em outras regiões administrativas do Distrito Federal, com o intuito de melhorar a fluidez do tráfego e assegurar que as vagas especiais sejam utilizadas por quem realmente necessita”, disse o órgão em nota.
