Que o brasileiro é criativo, isso ninguém pode negar. Mas quando o assunto é escolher o nome dos filhos, a imaginação voa longe. A segunda edição do levantamento de nomes mais frequentes no Brasil do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) revelou os mais usados no Brasil. A lista surpreende com registros inusitados que vão de celebridades, países a objetos.
No topo, seguem os clássicos de sempre: Maria, Ana, José e João. Mas quando olhamos para o estado de São Paulo, alguns nomes chamam atenção pela ousadia. Tem pessoa chamada “Oceano”, tem “Páscoa”, tem até quem registre simplesmente como “Homem” e “Mulher”.
Pode parecer curioso, mas o nome ‘Deus’ realmente existe entre os brasileiros. Segundo o mapeamento, 247 pessoas no país carregam esse nome. Entre os registrados, 183 são homens e 64 são mulheres. O nome ocupa o 1.325º lugar no ranking de nomes mais populares do Brasil que começam com a letra D.
A maior concentração de pessoas chamadas ‘Deus’ está em Minas Gerais, com 30 registros, seguido de São Paulo com 28. O Pará vem logo atrás, com 19 pessoas, e estados como Goiás e Piauí também somam 17 registros cada.
Confira alguns dos nomes mais inusitados encontrados em cartórios do estado de São Paulo:
Inspirados em personalidades (SP)
Deus – 28 registros
Lula– 27 registros
Einstein – 27 registros
Pelé – 30 registros
Shakira – 52 registros
Cleópatra – 81 registros
Neymar – 340 registros
Sócrates – 353 registros
Rihanna– 487 registros
Inspirados em países
Argentina – 284 registros
Itália – 183 registros
Brasil – 114 registros
Roma – 61 registros
Bahia – 50 registros
Outros nomes inusitados
Páscoa – 175 registros
Homem – 80 registros
Mulher – 75 registros
Oceano – 16 registros
Mickey – 15 registros
