O investidor retomou o apetite por risco nesta quarta-feira (5/11). Com isso, o dólar despencou frente ao real. Ele registrou queda de 0,70%, cotado a R$ 5,36. Já o Ibovespa, o principal índice da Bolsa brasileira (B3), por volta das 16h30, caminhava para bater o oitavo recorde seguido, com alta de 1,62%, aos 153.144,06 pontos.
Na avaliação de analistas, os juros elevados no Brasil continuam atraindo dólares para o mercado nacional, notadamente em operações de carry trade. Por meio desse tipo de estratégia, investidores tomam dinheiro emprestado em países com juros baixos e o aplicam em outro mercado, onde as taxas são elevadas. Com isso, ganham com a diferença das taxas.
Leia também
-
Ibovespa bate novo recorde e vai a 153 mil pontos pré-Copom. Dólar cai
-
Dólar dispara com investidor avesso a risco e à espera do Copom
-
Dólar sobe e Bolsa bate recorde, à espera de decisão do BC sobre juros
-
Dólar fecha em queda e Bolsa caminha para sexto recorde seguido
No Ibovespa, a forte alta foi puxada pelo desempenho de ações da Petrobras e da Vale, com grande peso no índice. No caso da petrolífera, às 16h30, os papéis preferenciais (sem direito a voto em assembleias) subiam 1,81%. Os da mineradora, no mesmo horário, avançavam 2,04%. Ações de bancos como o Bradesco (+1,40%) e Santander (+2,02%) também anotavam forte elevação.
