Em autoexílio nos Estados Unidos, o deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou em entrevista ao Metrópoles neste sábado (22/11), que o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ) “fez muito bem” ao deixar o Brasil, apesar das medidas cautelares impostas pelo Supremo Tribunal Federal (STF). Assista:
“O que estão presumindo é que ele fugiu da justiça (…) se ele saiu do Brasil por conta dessa condenação, eu acho que ele fez muito bem. Ninguém é obrigado a cumprir uma pena de prisão com base em crimes que não cometeu. O Ramagem é mais um desses perseguidos. O Alexandre de Moraes tem algum ódio pessoal contra o Ramagem”, disse o parlamentar.
A fala ocorre no mesmo dia em que Moraes ordenou a prisão preventiva de Jair Bolsonaro (PL), após a violação da tornozeleira eletrônica usada pelo ex-presidente no regime de prisão domiciliar. Na decisão, Moraes citou a fuga dos deputados Carla Zambelli (PL-SP) e Alexandre Ramagem para embasar o pedido. O magistrado também mencionou a mudança de Eduardo Bolsonaro para os Estados Unidos a fim de seguir com o “cometimento de crimes”.
Informações do Centro de Integração de Monitoração Integrada do Distrito Federal, enviadas ao STF, apontaram que o equipamento foi rompido às 0h08 deste sábado (22/11). Na decisão, o ministro afirmou que a violação indicava intenção de fuga, favorecida pela manifestação convocada pelo filho “01” do ex-presidente, Flávio Bolsonaro.



Eduardo Bolsonaro
Reprodução/Metrópoles
Alexandre Ramagem foi visto nos EUA mesmo estando proibido de deixar o Brasil
Agência Câmara
O deputado federal Eduardo Bolsonaro
Reprodução/TVM
Deputado Alexandre Ramagem
Breno Esaki/Metrópoles
Eduardo Bolsonaro afirma que Nikolas tenta formar “dissidência” no PL
Reprodução / X
No caso de Ramagem, também houve decreto de prisão preventiva por descumprimento de medidas cautelares. O deputado federal, que estava proibido de deixar o país e obrigado a entregar seus passaportes, foi localizado em um condomínio de luxo em North Miami, nos Estados Unidos. Ele não está no Brasil desde setembro.
Leia também
-
Moraes citou fuga de Zambelli e Ramagem em decisão sobre Bolsonaro
-
PF analisa se pede a inclusão de Ramagem na lista vermelha da Interpol
-
Advogado de Ramagem diz que deputado saiu do país sem avisá-lo
-
Moraes determina a prisão do deputado Alexandre Ramagem
A Polícia Federal (PF) apura como ocorreu a saída do parlamentar. A corporação trabalha com a hipótese de que ele tenha partido de Boa Vista (RR) e cruzado a fronteira pela Venezuela ou pela Guiana Francesa antes de seguir para os EUA. Ramagem possui passaporte diplomático válido até 2027, o que pode ter facilitado seu deslocamento.




