MAIS

    Eduardo Bolsonaro muda tom e admite apoiar Tarcísio contra Lula

    Por

    O deputado federal Eduardo Bolsonaro (PL-SP) afirmou, nesta sexta-feira (28/11), que está disposto a apoiar o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), como candidato nas eleições de 2026 contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita em entrevista ao portal UOL e acontece após vários episódios em que o filho do ex-presidente Jair Bolsonaro criticou e rejeitou o governador.

    “Onde o Lula estiver de um lado, eu estarei do outro”, respondeu Eduardo ao ser perguntado sobre uma eventual candidatura do ex-ministro do pai. “Se o Tarcísio for este candidato, a gente vai acabar falando, sim, de Tarcísio de Freitas”, afirmou o parlamentar.

    A melhora na aceitação ao governador paulista vem após o pai de Eduardo, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), ser preso no último sábado (22/11). Desde então, o deputado tem adotado um discurso em tom mais moderado em relação a Tarcísio.

    Nos bastidores de Brasília, parlamentares da ala do PL afirmam que a sigla estuda a possibilidade de uma chapa entre o filho mais velho do ex-chefe do Planalto, senador Flávio Bolsonaro (PL-RJ), e o chefe do Executivo estadual de São Paulo. Esse seria o motivo da mudança no discurso de Eduardo.

    Leia também

    Mas, ainda que de maneira mais suave, o filho do ex-mandatário criticou Tarcísio. “Agora, não venham querer pintar o Tarcísio como uma pessoa de direita, porque ele não é. O Tarcísio é um tecnocrata de centro que, no cenário político, acha que ainda há margem para o diálogo com o Moraes”.

    Rompimento com Tarcísio

    Recentemente, Eduardo fez uma série de críticas a Tarcísio publicamente e também nos bastidores. Em diálogos interceptados pela Polícia Federal (PF) em agosto e vazados, o deputado tenta convencer seu pai de que o governador não seria um bom nome para apoiar nas próximas eleições.

    “Se o sistema enxergar no Tarcísio uma possibilidade de solução, eles não vão fazer o que estão pressionados a fazer. E pode ter certeza: uma ‘solução Tarcísio’ passa longe de resolver o problema, vai apenas resolver a vida do pessoal da Faria Lima”, afirmou o filho de Bolsonaro.