MAIS

    Educação do Amanhã: especialistas discutem impactos da IA na educação

    Por

    A tecnologia aliada à educação é um dos temas transformadores e emergentes da atualidade. A ferramenta tem se mostrado um pilar essencial no processo de ensino, ampliando o conhecimento, além de diversificar metodologias e estimular a autonomia dos estudantes.

    Contudo, essa aliança também impõe desafios, como a necessidade de infraestrutura adequada e a formação de professores preparados para utilizar recursos tecnológicos de forma crítica e eficiente.

    Por isso, em 17 de novembro, das 14h às 18h, especialistas se reunirão para discutir tecnologia na aprendizagem e inteligência artificial, abordando também os impactos dessas ferramentas no processo educacional.

    As inscrições são limitadas e podem ser feitas de forma gratuita neste link.

    O evento será realizado no SESI Lab, em Brasília, e é uma iniciativa do Metrópoles, com oferecimento da One School, do Serviço Social do Comércio no Distrito Federal (Sesc-DF); com apoio do Sigma e do Galois. Os interessados também poderão acompanhar a programação ao vivo pelo YouTube.

    Keynote

    A keynote speaker será Kátia Chedid, educadora com cerca de 40 anos de experiência na área. Pedagoga, psicopedagoga e especialista em neurociência e educação, ela é líder do Departamento de Governança Educacional da Fundação Bradesco.

    Formada em pedagogia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), tem extensão em Neuropsicologia e especialização em Neurociência aplicada à Educação, pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (FCM). A trajetória dela é marcada pela defesa de uma educação que una ciência, emoção e propósito.

    Katia apresentará uma reflexão sobre as funções executivas e sua importância no desenvolvimento da aprendizagem. Nesse âmbito, abordará temas como o controle inibitório, que diz respeito à capacidade de controlar os impulsos. A partir disso, mostrará como a tecnologia pode tanto ajudar quanto atrapalhar esse processo e o que a escola pode fazer para desenvolver essa habilidade nos alunos.

    A palestrante também trará reflexões sobre as habilidades ensináveis, como a atenção, destacando os efeitos do uso indiscriminado de celular no foco de atenção dos jovens e como a prática pedagógica pode fortalecer a atenção sustentada dentro do ambiente escolar.

    Acompanhe o evento ao vivo:

    Discussões sobre IA na educação

    O primeiro painel, Tecnologia na aprendizagem e inteligência artificial, abordará como utilizar os recursos digitais de forma consciente, inclusiva e pedagógica sem deixar o que é essencialmente humano durante o processo de ensinar e aprender.

    Em seguida, o segundo painel, Educação por competências e habilidades socioemocionais, tem como objetivo debater premissas que prepararão os jovens para lidar com os desafios do mundo real, integrando saberes acadêmicos e habilidades essenciais para a vida pessoal, social e profissional.

    Nesse contexto, as habilidades socioemocionais, como empatia, colaboração e pensamento crítico, tornam-se ainda mais relevantes diante do avanço da inteligência artificial, que exige uma formação capaz de equilibrar o uso da tecnologia com a sensibilidade humana.

    Educação do Amanhã ocorrerá no SESI Lab, em Brasília

    Especialistas

    painelistas painel 1
    No primeiro painel, Iolanda França, pedagoga formada pela Unicamp e especialista em tecnologias educacionais, atua na formação de professores e no desenvolvimento de projetos que integram inovação à educação básica.

    Os estudos dela concentram-se no uso da inteligência artificial para promover a aprendizagem de crianças e adolescentes em comunidades periféricas, além da criação de materiais didáticos autorais voltados a esse propósito.

    Fernando Trevisani, doutor em Metodologias Ativas e Inteligência Artificial e mestre em Tecnologias Digitais e Educação, pela Unesp, é também pós-graduado em Educação Inovadora pelo Instituto Singularidades e graduado em matemática pela USP.

    Coordenador do Grupo de Experimentações em Ensino Híbrido e organizador do livro Ensino Híbrido: personalização e tecnologia na educação, Trevisani é professor, consultor e formador de docentes em metodologias ativas.

    Ana Dal Fabbro, coordenadora-geral de Tecnologia e Inovação na Educação Básica, do Ministério da Educação (MEC), é mestre em Desenvolvimento pela London School of Economics and Political Science (LSE).

    Com ampla experiência na área, já liderou a área de Tecnologia e Inovação da Secretaria de Educação do Recife e coordenou o Centro de Inovação para a Educação Brasileira (CIEB), apoiando secretarias de Educação em Políticas Públicas de inovação.

    painelistas painel 2

    O segundo painel discutirá práticas pedagógicas voltadas ao desenvolvimento de competências e habilidades socioemocionais dos estudantes.

    Denise de Felice, pedagoga e mestre em Linguística Aplicada pela UnB, é diretora da ONE School, escola bilíngue da Casa Thomas Jefferson. Com mais de uma década de atuação na criação e implementação de modelos inovadores de ensino, suas pesquisas concentram-se nas relações entre cérebro, aprendizagem e inovação educacional.

    Jaime Ribeiro, CEO e cofundador da Educa 21, é engenheiro químico com pós-graduação em Gestão de Negócios e Marketing.

    Atuou nas empresas Ambev, Danone e Pearson Education e é autor dos livros Empatia: Por que as Pessoas Empáticas Serão os Líderes do Futuro? e Empatia Todo Dia. Palestrante e estudioso das relações humanas em um mundo digital, aborda temas como liderança e desenvolvimento de habilidades humanas.

    Laessa França, gerente de Educação do Sesc-DF, é formada em letras e pedagogia, com pós-graduação em Orientação Educacional e Administração Escolar. Com mais de 20 anos de experiência na área, atua na formação de educadores, na gestão pedagógica e na coordenação de ações de educação não formal, voltadas à inovação e ao desenvolvimento integral de estudantes e profissionais da educação.

    A primeira edição da Educação do Amanhã ocorreu em 2024 e reuniu grandes nomes da educação que discutiram o futuro do ensino. Confira a cobertura completa aqui.

    Programação

    14h às 14h30 – Credenciamento

    14h30 às 14h40 – Abertura oficial

    14h40 às 15h30 – Painel 1: Tecnologia na Aprendizagem e Inteligência Artificial

    15h30 às 16h20 – Painel 2: Educação por Competências e Habilidades Socioemocionais

    16h20 às 17h20 – Keynote Speaker: Katia Chedid

    17h20 às 17h30 – Encerramento

    17h30 às 18h – Coffee Break

    Educação do Amanhã

    Data: 17 de novembro (segunda-feira)
    Horário: das 14h às 18h
    Local: SESI Lab – Átrio principal do museu de arte, ciência e tecnologia (Brasília/DF)
    Inscrições: gratuitas por meio deste formulário

    Transmissão ao vivo: no YouTube

     

    banner educação do amanhã 2025