O presidente de Taiwan, Lai Ching-te, publicou, nesta quinta-feira (20/11), nas redes sociais, a foto de um prato de sushi em solidariedade ao Japão. A postagem ocorreu um dia após a China anunciar que suspenderá a importação de frutos do mar japoneses em meio à escalada de tensões.
Nessa quarta-feira (19/11), o governo chinês anunciou que suspenderá efetivamente as importações de frutos do mar japoneses.
A China notificou o governo japonês de que os testes realizados na água tratada da usina nuclear de Fukushima Daiichi foram considerados insuficientes.
Leia também
-
Japão alerta cidadãos na China em meio a tensões sobre Taiwan
-
Japão envia caças após detectar drone chinês perto de Taiwan
-
Japão chama embaixador após cônsul chinês ameaçar premiê
-
China ameaça Japão após fala de primeira-ministra sobre Taiwan
Em agosto de 2023, a água tratada com material radioativo da usina nuclear de Fukushima, do Japão, começou a ser liberada no mar. Como consequência, a China suspendeu, à época, as importações de todos os frutos do mar japoneses.
Na rede social X, Ching-te postou duas imagens nas quais aparece segurando um prato com sushis produzidos em Kagoshima: “O almoço de hoje é sushi e sopa de missô. #Atum rabo-amarelo produzido em Kagoshima e vieiras produzidas em Hokkaido”.
きょうの昼食はお寿司と味噌汁です
#鹿児島産のブリと北海道産のホタテ pic.twitter.com/bww7iylzI4
— 賴清德Lai Ching-te (@ChingteLai) November 20, 2025
A postagem ocorre em meio à escalada de tensões provocada pelos comentários da primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, sobre Taiwan.
Na semana passada, a primeira-ministra do Japão, Sanae Takaichi, foi questionada sobre ameaças à segurança do país. Ela afirmou que um bloqueio naval chinês a Taiwan, caso envolva ações militares, poderia representar um risco à sobrevivência do Japão, que precisaria usar a força para se defender.


