O embaixador da Angola no Brasil, Manoel dos Santos, celebrou a parceria com o Brasil e falou em elevar a cooperação estratégica entre os dois países. A declaração do diplomata aconteceu nesta terça-feira (11/11), durante evento realizado em Brasília em comemoração aos 50 anos da independência do país africano.
“Angola e Brasil são hoje parceiros naturais e estratégicos, cujos chefes de Estado, os presidente Lula da Silva e João Lourenço, reafirmaram em Brasília, no passado mês de maio, a importante de consolidar e aprofundar os laços históricos, culturais e de amizade entre os dois povos e países, bem como de elevar as relações de cooperação estratégica diversificada e mutuamente benéficos a um novo patamar”, disse Santos.
De acordo com o chefe da missão diplomática angolana no Brasil, as chancelarias dos dois países estão engajadas no “processo de exponenciação da parceria estratégica”, com o objetivo de transformar a aliança em um “paradigma para a cooperação Brasil-África”.
Leia também
-
Angola paga valor milionário por amistoso contra Argentina de Messi
-
Avião da Seleção nigeriana faz pouso de emergência em Angola; entenda
-
Como Kelly Key se tornou presidente de um time de futebol angolano
-
Kelly Key reflete sobre presidir time de futebol angolano: “Coragem”
No último ano, a balança comercial entre Brasil e Angola girou na casa dos US$ 1,6 bilhões, com saldo positivo para as importações brasileiras, que atingiu a marca de US$ 1,1 bilhão.
O ministro da Agricultura, Carlos Fávaro, participou da cerimônia. O embaixador Clélio Crippa representou o Ministério das Relações Exteriores no evento, que marcou meio século da independência da Angola de Portugal.
