O segundo dia do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi concluído neste domingo (16/11) em 1.804 municípios brasileiros. A etapa final trouxe 45 questões de ciências da natureza e 45 de matemática, mantendo a proposta de relacionar conhecimento científico e situações do dia a dia.
Mais cedo, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) publicou uma mensagem nas redes sociais desejando boa prova aos candidatos. Ele afirmou que a educação “abre portas que mudam vidas” e destacou políticas como o Pé-de-Meia, voltadas à permanência estudantil.
Leia também
-
Lula manda recado a estudantes no 2º dia de provas do Enem 2025
-
Enem 2025: candidato chega ao local de prova segundos antes do limite
-
Enem 2025: saiba qual o tempo mínimo e máximo para realizar as provas
-
Enem 2025: vale a pena fazer o 2º dia de provas se tiver ido mal no 1º?
O que caiu no segundo dia de provas
Entre os destaques, estiveram temas como o lagarto do deserto dos EUA que produz hormônio usado no desenvolvimento do Ozempic; mudanças climáticas e remoção de CO₂ da atmosfera, etapas de produção de vacinas; descarte de hormônios no solo; poluição por óleo nos oceanos; fenômenos físicos ilustrados em tirinhas da Turma da Mônica e comparações entre produção de plástico a partir do petróleo ou da reciclagem.
Já em Matemática, os candidatos encontraram questões sobre rendimento de GNV e gasolina; proporções em jogos digitais; velocidade média baseada nos recordes de Usain Bolt; economia de água em vasos sanitários e problemas envolvendo estatística; probabilidade, porcentagem; funções; trigonometria; geometria espacial; logaritmos e análise de gráficos, todos contextualizados em situações do dia a dia.
A prova seguiu o padrão recente do exame, com textos mais curtos e enunciados objetivos, cobrando conteúdos tradicionais das disciplinas: estequiometria, equilíbrio químico e usinas nucleares em Química; eletricidade, ondulatória e atrito em Física; ecologia, biomas, poluição e ciclos biogeoquímicos em Biologia.
Também houve itens interdisciplinares, que exigiram interpretação de gráficos, identificação de fenômenos naturais e análise de dados ligados à saúde, ao meio ambiente e à tecnologia.



Muitos alunos passaram a semana estudante com foco nas disciplinas deste domingo
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Canditatos chegam ao Ceub para participar, neste domingo (16/11), da segunda etapa do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025.
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Muitos alunos chegaram cedo e aguardaram a abertura dos portões
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Os candidatos enfrentam, agora, as avaliações de matemática e ciências da natureza.
VINÍCIUS SCHMIDT/METRÓPOLES @vinicius.foto
Vinícius Schmidt/Metrópoles
Participação e calendário
O Enem 2025 recebeu 5.540.560 inscrições, sendo 4.811.338 confirmadas. Aproximadamente 1,8 milhão de candidatos são concluintes do ensino médio.
No primeiro dia, a taxa de abstenção foi de 27%, índice semelhante ao de 2024 (26,6%).
Devido à COP30, as provas em Belém, Ananindeua e Marituba (PA) serão aplicadas em 30 de novembro e 7 de dezembro.




