O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) aplicado neste domingo (30/11) em uma parte do Pará é “A valorização dos trabalhadores rurais no Brasil”. A prova foi aplicada especialmente para os alunos da Região Metropolitana de Belém, uma vez que a cidade não aplicou o teste nos dias 9/11 e 16/11 por causa da realização da Conferência das Nações Unidas sobre as Mudanças Climáticas de 2025 (COP30).
O calendário especial foi aplicado para os estudantes de Belém, Ananindeua e Marituba, totalizando 95,7 mil candidatos inscritos. Além da redação, os participantes respondem questões objetivas das áreas de Linguagem e Ciências Humanas. A segunda parte da prova será aplicada no dia 7/12, concluindo assim o processo seletivo deste ano para universidades públicas.
A prova começou às 13h30, no horário de Brasília (DF), e os participantes terão cinco horas e 30 minutos para encerrá-la. “Embora os municípios realizem o exame em data distinta, todos os procedimentos, orientações e regras permanecem os mesmos adotados na aplicação regular”, informou o Ministério da Educação.
Leia também
-
USP abre inscrições para 2026 com a nota do Enem. Entenda
-
PF faz buscas no Ceará para investigar fraudes no Enem 2025
-
Estudantes protestam na porta do Inep e pedem anulação do Enem 2025
-
Ministro da Educação se manifesta sobre pedido de cancelamento do Enem
No restante do país, o tema da redação foi “perspectivas acerca do envelhecimento na sociedade brasileira”. De acordo com a pasta, o método adotado pelo Enem permite a comparação as notas de quem fez a prova nas datas regulares e quem fez o exame diferente nas datas de Belém.
“ O Enem segue a Teoria de Resposta ao Item (TRI), que avalia o desempenho dos participantes considerando o nível de conhecimento individual e as características de cada questão, o que permite a comparabilidade entre os resultados de provas diferentes”, diz o MEC.
