Gabriel Bortoleto largará na 20ª posição do grid neste domingo (9/11), no GP de São Paulo de Fórmula 1. O brasileiro não conseguiu participar da classificatória, apesar da força-tarefa de mêcanicos da Sauber para finalizar o concerto do carro a tempo. No entanto, uma decisão da FIA oficializou que o brasileiro não precisará sair dos boxes para competir em Interlagos.
Confira a decisão da FIA:
Decisão da FIA sobre a posição de largada de Gabriel Bortoleto
2 de 4
Bortoleto bateu durante a corrida curta no GP de São Paulo
Reprodução3 de 4
Estragos no carro não permitiram que o brasileiro corresse nas classificatórias para a corrida de domingo
Reprodução4 de 4
Profissionais trabalham para deixar carro de Bortoleto pronto para o GP deste domingo (9/11)
Sam Pancher/ Metrópoles
“De acordo com o artigo 39.4 b) do Regulamento Esportivo de Fórmula 1 da FIA, os comissários dão permissão para que o carro 5, de Gabriel Bortoleto, dispute a corrida, uma vez que o piloto teve tempo satisfatório nos treinos e qualificatórias para a sprint nesta competição”, concluiu a FIA.
O brasileiro não conseguiu disputar as classificatórias devido aos danos extensos no carro após a batida durante a corrida sprint na manhã deste sábado (8/11).
“O carro será posicionado no grid de acordo com o artigo 42.1 do Regulamento Esportivo de Fórmula 1 da FIA”, completou a entidade sobre a decisão.
De acordo com o artigo 39.4 b) do regulamento, a participação de pilotos desclassificados poderá ser determinada pelos comissários de acordo com parâmetros pré-estabelecidos. Entre as considerações que podem modificar a situação do piloto estão:
- Um tempo satisfatório em outras sessões de treino e classificatórias na competição;
- A performance geral do piloto em corridas anteriores no campeonato;
- A gravidade do erro que levou à desclassificação do piloto.
Deste forma, após a decisão dos comissários da Fórmula 1, Bortoleto largará da última posição do grid em Interlagos.
Acidente na sprint
O brasileiro Gabriel Bortoleto, da Sauber, bateu o carro na corrida sprint do GP de São Paulo, vencida por Lando Norris. Após a acidente, o veículo ficou extremamente danificado.
Apesar da batida, o piloto está bem. Ele foi levado ao centro médico do percurso por precaução, mas logo liberado. O brasileiro lutava pela 10ª posição com Alexander Albon quando perdeu o controle do carro e acertou o muro duas vezes.
Veja como ficou o carro de Bortoleto:
Estragos no carro não permitiram que o brasileiro corresse nas classificatórias para a corrida de domingo
Reprodução2 de 3
Reprodução3 de 3
Bortoleto bateu durante a corrida curta no GP de São Paulo
Reprodução
A corrida foi interrompida por 20 minutos com uma bandeira vermelha devido a três acidentes no mesmo lugar. Oscar Piastri, da McLaren, e Franco Colapinto, da Alpine, abandonaram a corrida, enquanto Nico Hulkenberg, da Sauber, conseguiu retornar aos boxes.
