Seja como candidato à Presidência da República, seja na busca pela reeleição em São Paulo, o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) aposta em obras que herdou do espólio tucano no estado como trunfos eleitorais em 2026.
Muitas delas foram iniciadas ainda na gestão do hoje vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB), na época em que ele era governador paulista pelo PSDB — foram 14 anos à frente do estado —, e adversário político do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
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Tarcísio é visto como o principal nome da direita para tentar derrotar Lula no ano que vem. Embora o discurso oficial seja de que ele será candidato à reeleição, o mundo político vê o governador bolsonarista adotando cada vez mais o figurino de presidenciável.
Prestes a entrar no último ano de mandato, Tarcísio vem buscando deixar claras as suas marcas. Boa parte delas são obras atrasadas há anos e iniciadas em alguma gestão do PSDB. Sem mencionar nomes, Tarcísio faz questão de deixar isso claro.
Rodoanel e Cia
A obra mais simbólica dos atrasos tucanos é o Rodoanel Norte, que começou a ser construído em 2013, no governo Alckmin, e é o último trecho do anel viário que une as principais rodovias que ligam cidades do interior e do litoral à capital. “Ano que vem eu entrego o Rodoanel, que ficou abandonado por vários anos”, disse Tarcísio em um dos vídeos postados em suas redes (veja abaixo).
Há 12 anos, quando iniciou o Rodoanel Norte, Alckmin prometeu concluir o trecho de 44 quilômetros em 2016. “Com a realização desta obra, haverá redução nos congestionamentos e no consumo de combustível, garantindo também a redução na emissão de poluentes”, prometeu o atual vice-presidente.
A cronograma da obra, contudo, foi impactado pela Operação Lava Jato — os contratos com as empreiteiras foram rescindidos após investigações apontarem superfaturamento de mais de R$ 600 milhões — e pela pandemia. A construção ficou paralisada por seis anos e, segundo Tarcísio, será concluída ainda em 2025.
Um exemplo citado com ironia por Tarcísio recentemente foi a Linha 17-Ouro, do Metrô, que foi autorizada por Alckmin em 2012 e também sofreu paralisações. “A obra que era pra Copa de 2014 está finalmente ficando pronta! A Linha 17 não está esquecida e nem parada, ela entrou nos trilhos na nossa gestão”, escreveu Tarcísio. A previsão é que ela opere a partir de março de 2026.
Outra linha de metrô que deve começar a operar no ano eleitoral é a Linha 6-Laranja – o primeiro trecho, entre Brasilândia, zona norte, e Perdizes, zona oeste, tem entrega prevista para o segundo semestre de 2026. Essa obra começou em 2015, também no governo Alckmin, que logo de saída teve de dar explicação pelo início atrasado da construção.
“Não teve atraso. A obra desse tamanho talvez seja a maior obra do país, quase R$ 10 bilhões. Uma PPP você tem que fazer engenharia, revestimentos, licitação, assinatura de contrato, desapropriações”, disse o então tucano.
Vitrine ou vidraça
Outras promessas tucanas antigas adotadas por Tarcísio, porém, são menos palpáveis e podem virar vidraça, em vez de vitrine, na campanha eleitoral. Um exemplo disso é o “fim da Cracolândia” propagandeado pelo governo, apesar das minicracolândias espalhadas pelo centro e de diversas cenas de usos de drogas que vão da periferia a bairros nobres, como mostrou o Metrópoles.
Além disso, um dos principais projetos de Tarcísio é a privatização da Sabesp, uma empresa que já era bem avaliada pela população e cuja venda para iniciativa privada desagradava a maioria da população. Como São Paulo tem enfrentado racionamento de água devido à escassez de chuvas e há uma escalada de reclamações de cobranças da empresa, fica mais difícil capitalizar politicamente o projeto, que visava antecipar metas de saneamento no estado.
A revitalização do centro por meio da construção de um novo projeto administrativo é outro projeto puramente de Tarcísio com o qual ele pretende colher dividendos eleitorais. No entanto, esse projeto ainda está em fase de desapropriações, portanto, ainda na fase dos projetos.
Veja as obras atrasadas que podem ser trunfo eleitoral de Tarcísio
- Linha 6-Laranja — A linha vai ligar a Brasilândia, na zona norte, à estação São Joaquim, no centro de São Paulo. De acordo com o governo, a previsão é de que o trecho atenda mais de 630 mil passageiros por dia. A gestão Tarcísio promete entregar a primeira parte da linha, entre a Brasilândia e Perdizes, zona oeste, no segundo semestre de 2026. Já o segundo trecho, entre Perdizes e a estação São Joaquim, tem entrega prevista para 2027. O início da operação da linha chegou a ser previsto para 2012 e depois 2016. A obra foi retomada por João Doria (PSDB) em 2020.
- Linha 17-Ouro — A gestão Tarcísio afirma que as obras da Linha 17-Ouro do Monotrilho estão mais de 90% concluídas. Retomada no início do atual governo, a linha vai ligar o aeroporto de Congonhas à estação Morumbi, na zona sul, da Linha 9-Esmeralda. Tarcísio já afirmou que a previsão é que a operação comercial comece no segundo semestre de 2026. O início das obras da Linha 17 foi autorizado por Alckmin março de 2012.
- Extensão da Linha 2-Verde — Também anunciada em 2012, a extensão da Linha 2-Verde do Metrô foi retomada por Doria em 2020. A obra é dividida em dois trechos: um que vai ligar a Vila Prudente à Vila Formosa, na zona leste da capital, com quatro estações. Essa parte tem previsão de entrega para 2027. Já a segunda etapa, que ligará a Vila Formosa até a Penha, tem conclusão prevista para 2028.
- Túnel Santos-Guarujá — Com o leilão realizado em 5 de setembro, a obra do túnel submerso que vai ligar Santos ao Guarujá, no litoral sul paulista, deve durar cerca de 5 anos. Com investimento compartilhado entre governo estadual e federal, a iniciativa é uma promessa antiga. Ainda em 2013, Alckmin chegou a entregar os estudos de impacto ambiental para a construção do túnel. Doze anos depois, o ex-tucano, como vice-presidente da República, bateu o martelo do leilão junto com Tarcísio na sede da Bolsa de Valores.
- Contorno Tamoios — A obra do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios, que liga as cidades de Caraguatatuba e São Sebastião, no litoral norte, foi entregue em novembro do ano passado, mais de 10 anos depois do início do empreendimento, iniciado por Alckmin. As obras foram paralisadas em 2018 e foram retomadas em 2021, sob João Doria, após diversos problemas.
- Rodoanel Norte — Uma das principais vitrines de Tarcísio, a conclusão do trecho norte do Rodoanel foi uma promessa de campanha do governador. Em 2025, a iniciativa completou 9 anos de atraso. Com 44 km de extensão, a obra começou em 2013, na gestão Alckmin, e deveria ser concluída em 2016.
- Trem Intercidades SP-Campinas — O leilão para a construção do trem intercidades que vai ligar São Paulo a Campinas, no interior paulista, foi realizado em março deste ano. A proposta ganhou tração ainda em 2013. No ano seguinte, Alckmin chegou a usar o projeto como promessa de campanha para a reeleição. O sucessor, João Doria, também falou em retomar o projeto durante sua campanha para o Palácio dos Bandeirantes.
