MAIS

    Ex-presidente francês Nicolas Sarkozy deixará prisão após cumprir 3 semanas de pena de 5 anos

    Por g1

    A Justiça francesa concedeu regime de liberdade provisória ao ex-presidente da França Nicolas Sarkozy, preso em outubro após ser condenado em processo de financiamento ilegal de sua campanha com recursos do governo da Líbia.

    Com a nova decisão, Sarkozy, que havia sido condenado a cinco anos em regime fechado, deixará a prisão menos de três semanas depois de ter entrado em um presídio nos arredores de Paris.

    A Corte de Apelações da França acatou um pedido da defesa de Sarkozy, que havia solicitado que o ex-presidente cumprisse pena em regime aberto enquanto aguarda decisão de um recurso que apresentou contra a condenação, com a alegação de que ele não oferece risco de fuga.

    O tribunal concordou em libertá-lo, mas determinou que ele deve ficar sob supervisão judicial, o que inclui vistorias frequentes e a proibição de que ele deixe a França. Sarkozy também não poderá manter contato com pessoas envolvidas em seu processo — durante o julgamento, ele chegou a ser acusado de pressionar testemunhas a mudarem suas versões.

    Segundo a imprensa francesa, ele deixará o presídio de La Santé, onde cumpria pena, na tarde desta segunda.