MAIS

    Explosão no ministério revive tragédia que matou eletricista da CEB

    Por

    A explosão que ocorreu no prédio do Ministério da Igualdade Racial, na Esplanada dos Ministérios, na manhã desta terça-feira (25/11), não foi o primeiro acidente envolvendo funcionários da Companhia Energética de Brasília (CEB) no local. Em 15 de novembro de 2012, a explosão de dois transformadores no subsolo do Ministério do Esporte deixou uma pessoa morta e outra ferida.

    À época, Wilson de Pádua Pires, de 54 anos, chegou a ser levado para o Hospital de Base, mas não resistiu. O homem havia sofrido queimaduras e trauma cranioencefálico. Ele era funcionário da CEB e se aposentaria em breve.

    Leia também

    Naquele ano, a explosão ocorreu quando dois funcionários faziam uma revisão de rotina na subestação da companhia, que ficava no subsolo do Ministério. O outro eletricista, de 53 anos, sofreu apenas escoriações e foi encaminhado ao hospital.

    O acidente desta terça

    A explosão desta terça (25) também deixou um funcionário ferido. Um trabalhador teve 60% do corpo queimado e duas pessoas foram intoxicadas por inalação de fumaça. No total, 27 pessoas foram atendidas.

    A subestação onde fica o gerador do Ministério fica na parte externa do bloco C e a explosão ocorreu durante um serviço de manutenção realizado por funcionários terceirizados.

    Em nota, a CEB Ipês informou que a subestação que explodiu é de uso compartilhado com a distribuidora de energia (Neonergia) e que os trabalhadores feridos utilizavam todos os equipamentos de segurança.

    “Nesta terça-feira, durante serviço de manutenção, ocorreu um acidente envolvendo um funcionário terceirizado, que utilizava uniforme antichamas e todos os EPIs recomendados. Ele recebeu atendimento imediato do Corpo de Bombeiros, sendo encaminhado ao hospital. A CEB Ipês acompanha de perto a situação do prestador de serviço e ressalta que a subestação está com a situação totalmente controlada”, informou a nota.

    As causas do acidente estão sendo investigadas.

    5 imagensO incidente também deixou pessoas presas dentro do elevadorO incidente deixou também um homem com 60% do corpo queimado, além de duas pessoas intoxicadas pela fumaça que fora levadas ao hospital. Outras 27 também inalaram fumaça após o incêndioSegundo a  CEB Ipes, o acidente ocorreu durante serviço de manutenção feito por um trabalhador terceirizado “que utilizava uniforme antichamas e todos os EPIs recomendados”O prédio no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, onde funciona o Ministério da Igualdade Racial, foi evacuado por volta das 10h desta terça-feira (25/11)Fechar modal.1 de 5

    O prédio foi evacuado com auxílio dos militares Corpo de Bombeiros Militar do Distrito Federal (CBMDF)

    Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova2 de 5

    O incidente também deixou pessoas presas dentro do elevador

    Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova3 de 5

    O incidente deixou também um homem com 60% do corpo queimado, além de duas pessoas intoxicadas pela fumaça que fora levadas ao hospital. Outras 27 também inalaram fumaça após o incêndio

    Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova4 de 5

    Segundo a CEB Ipes, o acidente ocorreu durante serviço de manutenção feito por um trabalhador terceirizado “que utilizava uniforme antichamas e todos os EPIs recomendados”

    Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova5 de 5

    O prédio no Bloco C da Esplanada dos Ministérios, onde funciona o Ministério da Igualdade Racial, foi evacuado por volta das 10h desta terça-feira (25/11)

    Luis Nova/Especial Metrópoles @LuisGustavoNova