MAIS

    Exposição inédita de Sergio Camargo em Brasília exalta legado do gênio da escultura

    Por

    O Metrópoles celebra a grandiosidade da arte com uma das mais impactantes exposições já dedicadas ao consagrado escultor Sergio Camargo — um gênio cuja obra pulsa entre o rigor da forma e a sedução da luz. O encontro acontece em um cenário à altura de sua genialidade: o Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional de Brasília, um ícone da capital que renasce em uma exposição aberta ao público de forma gratuita a partir do dia 26 novembro.

    Leia também

    Revitalizado recentemente para o sucesso arrebatador do Metrópoles Catwalk, o espaço se transforma novamente em palco de beleza, desejo e contemplação. As esculturas de Camargo, com suas curvas insinuantes e volumes hipnóticos, dialogam com a arquitetura monumental de Brasília em uma experiência que desperta todos os sentidos.

    O resultado é um convite irresistível: mergulhar na arte de Sergio Camargo na exposição É Pau, é Pedra. Curador da mostra, Marcello Dantas não se conteve em elogiar o legado de Sergio ao Metrópoles. “Sérgio Camargo foi um dos maiores escultores brasileiros do século 20, um artista que pensava o mundo pelos olhos. Sua obra é uma investigação sobre luz, forma e matéria, na qual o rigor geométrico se alia à sensibilidade poética.”

    “A obra de Camargo é um marco da escultura moderna e uma das mais importantes contribuições do Brasil à arte internacional. Ele estabeleceu uma ponte entre o construtivismo latino-americano e o minimalismo europeu, preservando, porém, uma dimensão sensorial profundamente brasileira”, descreve o curador.

    Sergio Camargo trabalhou com diversos materiais em vida

    A iniciativa marca mais um passo do Metrópoles em seu propósito de valorizar, inspirar e movimentar a cena cultural brasileira, promovendo experiências que unem arte, moda, esporte e música em um mesmo compasso criativo.

    A mostra gratuita, aberta ao público a partir de 26 de novembro, permanece em cartaz até 25 de fevereiro, convidando os visitantes a uma imersão artística intensa e sensorial, no mesmo espaço onde, recentemente, estrelas da cena fashion riscaram as passarelas.

    Na passarela anterior, brilhou a força de talentos locais, ao lado de estilistas consagrados de São Paulo e Rio de Janeiro, supermodelos e designers que moldam o futuro da indústria nacional. Agora, o Foyer da Sala Villa-Lobos abre suas portas para o fascínio da arte e para a beleza atemporal da escultura de Sergio Camargo.

    A exposição é aberta ao público, com entrada gratuita
    E é uma realização do Metrópoles

    A importância de Sergio Camargo

    Para Dantas, Camargo “criou uma linguagem escultórica singular, em que cada cilindro e cada corte se tornam parte de um alfabeto visual — uma ‘arquitetura íntima da luz’”, ressalta.

    Ao longo da vida, Camargo desenvolveu sua pesquisa em ateliês no Rio de Janeiro, Paris e na região de Carrara, na Itália, onde o mármore se tornaria sua principal linguagem. “Cada superfície, cada gesto, é parte de uma reflexão sobre como a luz habita a matéria e transforma a percepção em pensamento”, destaca Dantas.

    5 imagensSergio Camargo trabalhou com Oscar NiemeyerSergio Camargo é um dos mais consagrados escultures brasileirosÉ aberta ao público O artista acumula diversos premios nacionais e internacionaisFechar modal.1 de 5

    Será no Foyer da Sala Villa-Lobos no Teatro Nacional

    Divulgação2 de 5

    Sergio Camargo trabalhou com Oscar Niemeyer

    Divulgação3 de 5

    Sergio Camargo é um dos mais consagrados escultures brasileiros

    Divulgação4 de 5

    É aberta ao público

    Divulgação5 de 5

    O artista acumula diversos premios nacionais e internacionais

    Divulgação

     

    Marcello, por fim, salienta: em um tempo saturado de imagens e estímulos, a arte de Sergio Camargo reafirma a ideia de que a profundidade pode residir na simplicidade. “Seus relevos e esculturas, ao mesmo tempo racionais e meditativos seguem influenciando gerações que buscam entender o espaço e o silêncio como campos de invenção.”

    Serviço

    Exposição “É Pau, é Pedra…”, de Sergio Camargo, realizada pelo Metrópoles
    Visitação de 26 de novembro a 25 de fevereiro, no Foyer da Sala Villa-Lobos, no Teatro Nacional