MAIS

    Famosos comparecem ao Prêmio Earthshot, do príncipe William; acompanhe

    Por

    Depois de visitar o Pão de Açúcar, o Maracanã, a praia de Copacabana, a Baía de Guanabara e o Cristo Redentor, chegou a hora de o príncipe William conhecer o Museu do Amanhã. O espaço, um dos principais símbolos da revitalização urbana da capital fluminense, foi escolhido pessoalmente pelo herdeiro do trono britânico para receber a quinta cerimônia do Prêmio Earthshot, realizada na noite desta quarta-feira (5/11). Entre os famosos presentes, nomes como Anitta, Luciano Huck, Angélica, Seu Jorge e mais estão confirmados.

    Criado por William em 2020, o Earthshot reconhece e financia iniciativas inovadoras dedicadas à preservação ambiental e ao enfrentamento das mudanças climáticas. Por isso, no lugar do tradicional tapete vermelho, os convidados atravessam um green carpet, verde, reforçando a conexão direta com a natureza.

    Nos destaques da noite está a ginasta Rebeca Andrade, uma das apresentadoras da cerimônia. A medalhista olímpica destacou a responsabilidade de usar sua imagem para promover mudanças:

    “Hoje, as pessoas me escutam mais. Poder falar sobre sustentabilidade, que é algo em que eu acredito e tento praticar no meu dia a dia, me orgulha muito. Eu sei que sozinha eu não vou mudar o mundo, mas se eu posso falar com as pessoas e todo mundo faz um pouquinho, a gente faz a diferença. Um banho mais rápido, separar o lixo, escolher a bicicleta… São cuidados que todo mundo pode ter.”

    O filósofo Mario Sergio Cortella, por sua vez, reforçou o papel coletivo na proteção da Terra:

    “Nós não somos proprietários do planeta, somos usuários compartilhantes. Se esquecermos disso, a vida segura para todas as formas de vida fica ameaçada — inclusive para nós.”

    A pesquisadora Laura Marise e a comunicadora e cientista social Nataly Neri comemoraram o evento acontecer em solo brasileiro:

    “O Brasil sempre esteve no centro das conversas sobre sustentabilidade, mas o foco muitas vezes não estava aqui. Esse prêmio é uma oportunidade para tirar projetos do papel e colocar em ação. Às vezes, é preciso um nome grande, como o do príncipe William, para que as pessoas prestem atenção.”

    Entre os casais presentes no green carpet, Camila Queiroz e Klebber Toledo chamaram atenção ao conectar o evento à proximidade da COP30:

    “Estamos vivendo um momento fundamental. Sustentabilidade exige uma nova visão de mundo, empatia e união”, afirmou Klebber.

    Camila completou ressaltando o papel dos povos indígenas e a necessidade de preservar todos os ecossistemas:

    “Os povos originários estão na linha de frente da natureza. Mas a preservação precisa acontecer em todos os aspectos: mar, ar, água, terra. Tudo está conectado.”

    Sabrina Sato trouxe a prática do reuso para o centro da conversa, citando, inclusive, o Carnaval:

    “Eu reaproveito muito minhas fantasias e empresto também. Isso já reduz consumo. E aprendo muito com a Zoe. Ela fala: ‘Mãe, olha o banho longo! Olha o planeta Terra!’ As crianças já têm essa consciência. A gente precisa aprender com elas.”

    Ela destacou ainda a importância de valorizar o que já existe:

    A gente pode consertar, reutilizar, reimaginar. Quase nada precisa ser descartado imediatamente. É um aprendizado constante.

    Sabrina Sato

    Já Anitta destacou que sua relação com causas ambientais é de longa data, especialmente ligada à Amazônia. A cantora contou que seu engajamento se aprofundou quando começou a estudar política por conta própria:

    “Quando a gente começa a se informar, a ter um olhar mais coletivo, muita coisa muda. Eu passei a rever minhas escolhas, meu consumo, minha casa, meu trabalho.”

    Ela também ressaltou que o impacto ambiental não é igual para todos:

    “Quem polui mais, quem degrada mais, é quem tem mais dinheiro. A população pobre tem responsabilidade muito menor nisso. Então, é importante que as mudanças venham principalmente de quem tem mais recursos.”

    Sobre possíveis impostos ambientais progressivos, Anitta foi direta:

    “Eu não tenho problema em pagar mais impostos se for para melhorar o planeta. Minha responsabilidade é pagar. Depois, a gente cobra o governo por como usar. Isso não diminui minha qualidade de vida, não muda quem eu sou.”

    A cerimônia segue em andamento no Museu do Amanhã, com anúncio dos vencedores previsto para o fim da noite. A coluna acompanha tudo ao vivo.

    Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.