Indicado para assumir a chefia do Banco de Brasília (BRB), Nelson Souza é sabatinado na Comissão de Economia, Orçamento e Finanças (Ceof), da Câmara Legislativa do DF, na tarde desta terça-feira (25/11).
Ao responder aos deputados, Nelson Souza frisou que, caso seja aprovado para o cargo de presidente do BRB, pretende ficar “atento à liquidez do banco”. “É fundamental nos atentarmos à liquidez do banco. Nós vamos ter cuidados com as aplicações, sejam elas ativas ou passivas, carteira de crédito”, disse.
O indicado declarou, ainda, que fará “choque de gestão” na instituição financeira.
Nelson afirmou que todas as operações dentro do BRB deve “ser feito com governança, com controle de risco e com precificação correta e calculada”. Veja a sabatina ao vivo:
Leia também
-
Indicado para BRB, Nelson Souza passa por sabatina nesta terça (25/11)
-
BRB não apresenta crise de liquidez, diz MPF
-
Ex-presidente do BRB prestará depoimento à PF na segunda (1º/12)
O candidato ainda disse que “não adianta crescer e não ter calculado o risco”. “Não cabe a mim julgar. Meu compromisso é daqui para frente, mas os mecanismos de controle seguirão as regras definidas”, completou.
Após a sabatina na Ceof, Nelson Souza deverá passar pelo escrutínio do plenário da CLDF. Se aprovado, o nome dele será encaminhado para análise do Banco Central.
Nelson Souza foi indicado ao cargo na semana passada pelo governador Ibaneis Rocha (MDB), após o afastamento do então presidente do BRB, Paulo Henrique Costa, determinado pela Justiça Federal.
A 10ª Vara Federal de Brasília afastou Paulo Henrique Costa da função de presidente do BRB no âmbito das investigações sobre suposta fraude envolvendo R$ 12 bilhões em carteiras de crédito compradas do Banco Master. O BRB nega prejuízo no negócio.
