O 16º Festival de Cinema Francês do Brasil estreia nas telas de cinema com uma programação dedicada ao melhor da produção recente do país. Ao todo serão exibidos 20 longas-metragens, que integraram a programação de importantes festivais, como Cannes e Veneza, e um filme clássico entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro.
Entre as produções mais renomadas estão os longas O Estrangeiro, de François Ozon e Jovens Mães, dos irmãos Jean-Pierre e Luc Dardenne, Vizinhos Bárbaros, de Julie Delpy; Mãos à Obra, de Valérie Donzelli, que foi o vencedor do prêmio de Melhor Roteiro no Festival de Veneza de 2025.



Equipe de “A Natureza das Coisas Invisíveis” no 53º Festival de Cinema de Gramado
Cleiton Thiele/Ag.Pressphoto
Aline Marta Maria levou o prêmio de Melhor Atriz Coadjuvante
Cleiton Thiele/Ag.Pressphoto
Mariá Velasquez, Renata Russo, Mara Lobão, Susanna Lira, Rodrigo Montenegro e Klara Castanho na premiação do Festival de Cinema do Rio
Roberto Filho/Divulgação
Premiação do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro n
MICHAEL MELO/METRÓPOLES @michaelmelo
Abertura do 58º Festival de Brasília do Cinema Brasileiro no Cine Brasília
Nina Quintana/Metrópoles
Réplica do orelhão do filme O Agente Secreto
Nina Quintana/Metrópoles
Além deles, os filmes O Apego, de Carine Tardieu; 13 Dias, 13 Noites, de Martin Bourboulon; O Segredo da Chef, de Amélie Bonnin e Os Bastidores do Amor, de Victor Rodenbach, também serão exibidos.
A lista completa de filmes exibidos será divulgada no site do Festival.
Entre os atores renomados que estão nas produções estão: Isabelle Huppert – convidada de honra do festival – em A Mulher Mais Rica do Mundo; Omar Sy e Vanessa Paradis em Fora de Controle; Bastien Bouillon em Mãos à Obra e O Segredo da Chef; Pio Marmaï em O Apego; Roschdy Zem em 13 dias e 13 noites e Eu, Que Te Amei; e Pierre Richard em Sonho, Logo Existo, filme que também dirige.
Richard também receberá uma homenagem pelo conjunto da obra no Festival.
Leia também
-
Tudo que se sabe do filme sobre o ex-presidente Jair Bolsonaro
-
Cotado ao Oscar, novo filme da Netflix dispara e tem 95% de aprovação
-
Wagner Moura revela por que ficou 12 anos sem atuar em filme nacional
-
Veja a lista dos vencedores do 58º Festival de Cinema de Brasília
O Festival
Segundo Christian e Emmanuelle Boudier, diretores e curadores do evento, a proposta do festival dialoga com o momento atual do mundo. “Nesses tempos de crises políticas, guerras e conflitos, que nos desafiam todos os dias, esperamos que os filmes da seleção possam abrir perspectivas, levantar questões e, talvez, trazer respostas, disse Christian.
Emmanuelle complementa o pensamento. “Seja de forma leve ou mais séria, nosso objetivo é criar oportunidades de intercâmbio e participar de uma sociedade democrática por meio da experiência cinematográfica em comum”.
Além disso, as exibições dos filmes também contarão com a participação de atores e diretos em São Paulo e no Rio de Janeiro. São eles: a atriz Isabelle Huppert e os atores Bastien Bouillon e Salif Cissé; as diretoras Fabienne Godet e Valérie Donzelli e os diretores Victor Rodenbach e Jean-Claude Barny e o ator e diretor Pierre Richard.
52 cidades brasileiras já estão confirmadas entre as participantes do Festival incluindo as capitais Aracaju (SE), Belém (PA), Belo Horizonte (MG), Brasília (DF), Cuiabá (MT), Curitiba (PR), Florianópolis (SC), Fortaleza (CE), Goiânia (GO), João Pessoa (PB), Maceió (AL), Manaus (AM), Natal (RN), Palmas (TO), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ), Salvador (BA), São Paulo (SP) e Vitória (ES).
A lista completa de cidades participantes pode ser conferida aqui.





