Com o passar dos anos, o romance escrito por Mary Shelley em 1818 ganhou diversas interpretações cinematográficas. Em 2025, foi a vez do diretor mexicano Guillermo del Toro apresentar sua visão da história de Victor Frankenstein e a Criatura fruto de seus experimentos científicos. No longa-metragem produzido pela Netflix, além do embate entre os personagens principais, a marcante Elizabeth Harlander se tornou uma peça-chave para o enredo, se destacando com looks exuberantes, com detalhes narrativos intrínsecos ao desenrolar da trama.
Vem entender!

Conexão com a Criatura
Parceira de longa data de del Toro, Kate Hawley foi a profissional responsável pela criação das roupas que dão o tom ao filme Frankenstein. Para a personagem interpretada por Mia Goth, Elizabeth Harlander, especificamente, a inspiração girou em torno do ímpeto curioso e empático que marca sua personalidade.
Leia também
-
Figurino usado por Grace Kelly inspira releituras até hoje; saiba qual
-
Wandinha: veja as principais mudanças no figurino da 2° temporada
-
Taylor Swift explora glamour burlesco em figurinos do novo álbum
-
Figurinos cheios de brasilidade marcam medalhas históricas do Brasil



A padronagem dos vestidos usados por Harlander se assemelha a aparência de besouros, fazendo alusão ao seu fascínio por insetos e pela natureza. Interesses compartilhados pela Criatura, que inicialmente se comporta de maneira semelhante a um recém-nascido e possui uma curiosidade infantil por tudo que a cerca.



No primeiro contato de Elizabeth com a Criatura, o figurino conta com camadas que passam a ser removidas, como um véu translúcido e um par de luvas, revelando o que estava escondido em seu interior. A personagem possui ainda uma faixa roxa no look, ao redor do pescoço. O diretor do longa, Guillermo del Toro, revelou que Elizabeth é a única personagem que é vista usando a cor além da Criatura, conectando-os de forma visual.


Referência a outra adaptação
Outro destaque é o vestido de noiva da personagem na reta final do longa. Para os internautas, não passou despercebida a referência ao look usado pela atriz Elsa Lanchester no filme A Noiva de Frankenstein, de 1935, com bandagens brancas enroladas nos braços.



Personagens interligadas
No início da trama, a atriz Mia Goth aparece praticamente irreconhecível, interpretando a mãe de Victor Frankenstein: a Baronesa Claire. O uso da cor vermelha conecta as duas durante toda a narrativa, já que a paixão de Victor por Elizabeth é reflexo da perda da mãe enquanto jovem. O protagonista também é visto com elementos vermelhos durante a trama, como luvas, lenços e casacos, simbolizando o luto não superado.



Confira mais looks usados pelos personagens na trama:



Personagem de Jacob Elordii
Netflix/Divulgação
Figurinos de Mia Goth conversam com a narrativa
Netflix/Divulgação
Filme de Guillermo del Toro
Netflix/Divulgação
Produção está disponível na Netflix
Netflix/Divulgação
Frankenstein (2025)
Netflix/Divulgação
Figurinos são destaque no filme
Netflix/Divulgação
Frankenstein é baseado no clássico da literatura
Netflix/Divulgação





