MAIS

    Financiamento de veículos vai ao maior nível para outubro em 18 anos

    Por

    Dados divulgados pela Bolsa de Valores do Brasil (B3) mostram que o número de veículos financiados no Brasil, entre novos e usados, chegou ao maior nível para o mês de outubro nos últimos 18 anos, desde 2007.

    No mês passado, foram 697 mil unidades financiadas no país, o que representou uma alta de 6,83% em relação ao mesmo período do ano passado. O levantamento inclui automóveis leves, motocicletas e veículos pesados.

    Segundo os dados da B3, no acumulado dos dez primeiros meses de 2025, foram financiados 6 milhões de unidades em todo o país, com um aumento de 1% em relação ao mesmo período de 2024. Foi o melhor resultado para esse período desde 2011.

    Entre janeiro e setembro de 2025, o financiamento de veículos no Brasil já havia atingido o maior nível em 14 anos.

    “O desempenho de outubro, o maior para o mês em 18 anos, evidencia a resiliência do setor automotivo. Na B3, operamos uma plataforma que dá segurança e previsibilidade a todo o sistema, reduzindo riscos, combatendo fraudes e acelerando a aprovação do crédito”, afirmou o superintendente de Relacionamento com Clientes e Institucional da B3, Thiago Gaspar.

    Leia também

    Usados e novos

    De acordo com o levantamento da B3, os veículos usados tiveram 3,8 milhões de unidades financiadas entre janeiro e outubro de 2025, ante 2,2 milhões dos veículos novos.

    Considerando apenas o mês de outubro, 442 mil automóveis usados foram financiados no país, o que correspondeu a um crescimento anual de 2,5%. Os novos somaram 255 mil financiamentos no período, com alta de 6,7% na mesma base de comparação.

    Por tipo de veículo

    Segundo os dados da B3, foram financiadas 481 mil unidades de automóveis leves em outubro, com um crescimento de 0,5% em relação ao mesmo período do ano passado.

    As motos, por sua vez, somaram 187 mil unidades financiadas, o que representou uma alta anual de 16,7%. Os veículos pesados tiveram 29 mil financiamentos, com uma queda de 4,7% na base anual.

    Modalidade de financiamento

    A principal modalidade de financiamento, de acordo com os dados da B3, foi o Crédito Direto ao Consumidor (CDC), que respondeu por 85,7% das operações em outubro deste ano, seguido por consórcio (13,6%).