Uma nova frente fria avança sobre o Sul do Brasil nesta quarta-feira (12/11), trazendo chuvas desde cedo ao Rio Grande do Sul, especialmente nas regiões sul, sudoeste, Campanha Gaúcha e litoral, além da metade norte, onde a chuva pode ser moderada a forte e com risco de temporais no noroeste gaúcho.
A baixa pressão no Paraguai reforça as áreas de instabilidade, que se espalham ao longo do dia por Santa Catarina e Paraná. Há risco de temporais no oeste catarinense e noroeste paranaense, com acumulados elevados em curtos períodos.
Já no resto do país, a tendência é de tempo firme, com predomínio de sol e temperaturas elevadas. Porém, o calor combinado à umidade favorece pancadas de chuva isoladas. Dezessete estados estão sob aviso meteorológico de chuvas intensas, acumulado de chuva ou tempestade.
De modo geral, o calor continua a ser o destaque em boa parte do Brasil. As temperaturas máximas ficam entre 32°C e 35°C em quase todas as regiões, reforçando a sensação de abafamento e o risco de temporais localizados no período da tarde.
De acordo com o Climatempo, o padrão é típico da primavera.
Leia também
-
São Paulo enfrenta ventania e frente fria após ciclone extratropical
-
Frente fria se aproxima e traz muita chuva ao país; confira o clima
-
Chuva e calorão: confira a previsão do tempo para a semana no DF
-
Por causa do calor em Belém, governo flexibiliza dress code da COP30
Calor e tempo firme
No Rio de Janeiro, o dia será de sol entre nuvens e sensação de calor, com temperaturas entre 22°C e 33°C. Em São Paulo, a máxima chega aos 31°C, e a umidade do ar deve cair no período da tarde, com índices próximos de 30% em áreas mais afastadas da capital.
Já em Belo Horizonte, o calor predomina e as máximas ficam em torno de 32°C, com possibilidade de chuva rápida à tarde. No Espírito Santo, o tempo segue abafado, com ventos vindos do mar e temperatura próxima dos 30°C.
No Centro-Oeste, o cenário é parecido, mas com maior probabilidade de temporais isolados em Goiás e Mato Grosso, onde o calor intenso e a convergência de umidade mantêm o ar instável.
No Nordeste, Salvador continua sob influência do ramo frio de um ciclone afastado do continente, o que mantém o tempo instável e a ocorrência de chuvas ao longo da semana. A capital baiana ainda deve registrar precipitações e já há relatos de alagamentos. Essa condição deve persistir até o fim da semana, com melhora apenas entre sexta e sábado.
No Norte e parte do Centro-Oeste, as chuvas permanecem mais frequentes, especialmente no Amazonas, no Acre e no sul do Pará. Já no interior do país, o tempo seco ainda predomina, com umidade relativa do ar abaixo de 30% em Mato Grosso do Sul e no norte de Minas Gerais.
