As prateleiras do mercado estão recheadas de opções de leites vegetais, como de aveia, amêndoas e arroz. O investimento nesse setor está cada vez maior e, agora, uma fruta entra como aliada capaz de ampliar ainda mais o leque de produtos e os benefícios agregados à saúde: o leite de banana.
Leia também
-
Fruta mais rica em ferro melhora a digestão e fortalece a imunidade
-
Cardiologista cita fruta barata que fortalece a saúde do coração
-
Fruta anti-inflamatória ajuda a regular a glicose e reduzir a pressão
A bebida plant-based feita com a fruta popular promete trazer muito mais do que sabor para o cardápio, garantindo bons aportes de nutrientes essenciais para o corpo. Para entender os benefícios de aderir à tendência, a coluna Claudia Meireles conversou com o nutricionista Matheus Maestralle, que explicou as principais diferenças do produto.
Entenda os benefícios de incluir o leite da fruta na rotina diária
Segundo o especialista, a ideia de trazer a banana como componente central do leite vegetal é uma ótima aposta. “A bebida não passa por processo de ordenha ou fermentação, sendo basicamente preparada com a fruta e água, podendo ter um leve toque de baunilha, canela ou limão para realçar o sabor e evitar escurecimento”, comenta.

Quando se trata de produtos industrializados, Matheus chama atenção para o rótulo de composição incluir goma espessante, vitaminas e minerais para melhorar consistência e valor nutricional.
“Essa solução de leite vegetal vai agregar algumas vantagens específicas para o organismo. Por ser uma fonte natural de carboidratos, o produto vai garantir energia rápida aos consumidores. A presença do potássio terá um impacto significativo para manutenção da pressão arterial. Se a bebida não for coada, as fibras ainda auxiliam na saciedade”, garante Matheus Maestralle.
Consumo da bebida deve ser prescrito por um profissional
Para o especialista, o consumo do leite de banana deve ser ajustado conforme os objetivos individuais e sempre com orientação de um profissional da área da saúde. “Para quem busca leveza, energia rápida ou tem intolerância à lactose, essa bebida é uma excelente alternativa. Mas para diabéticos ou pessoas com compulsão alimentar no período da manhã, é necessário ter cautela com as quantidades, já que a banana é rica em carboidratos”, orienta.



O leite de banana é rico em potássio e garante energia rápida aos consumidores
Getty Images
Além de ser bom para os ossos, leite também contribui para o aumento de proteína no corpo
GettyImages
Bebidas vegetais não anulam as propriedades boas do café
Getty Images
Assim como o ovo, o leite pode estragar em temperatura ambiente
Pexels
Na prática, Matheus destaca que a versatilidade da bebida também é um fator que chama atenção. “Funciona muito bem em vitaminas, shakes e panquecas, onde o dulçor natural pode ser um diferencial. Já para cafés ou receitas salgadas, o sabor pode não agradar tanto”, analisa Matheus Maestralle.
Apesar das vantagens, Matheus ressalta que o leite de banana não deve ser visto como substituto universal. “Para quem precisa de um aporte maior de proteínas, como atletas ou pessoas em fase de ganho de massa muscular, o leite de vaca ou opções vegetais enriquecidas com proteína ainda são mais indicados”, afirma.
Para saber mais, siga o perfil de Vida&Estilo no Instagram.



